Voltar

Sou de Algodão leva alunos de Moda da UCS para uma imersão na indústria têxtil

Estudantes visitam a Traciatti e participam de palestra sobre a importância do algodão na moda brasileira, conduzida por Manami Kawaguchi, gestora de relações institucionais do movimento

21 de Outubro de 2024

Na última semana, o movimento Sou de Algodão promoveu um dia especial para os alunos do curso de Moda da Universidade de Caxias do Sul (UCS), uma de suas faculdades parceiras. Manami Kawaguchi, gestora de relações institucionais do movimento, foi a responsável por acompanhar os alunos na Experiência Sou de Algodão e conduzir uma palestra sobre a importância da fibra para a indústria têxtil.


O dia começou com a Experiência, que, desta vez, ocorreu na sede da Traciatti, uma marca parceira especializada em tricô 100% algodão e proprietária da Le Linea. Participaram da visita 16 estudantes e dois professores do curso de Moda da UCS. A Traciatti, com 12 anos de existência, tem uma trajetória que remonta a 40 anos, a partir das experiências anteriores de seu fundador, em malharias. Apaixonado por algodão, ele se especializou no desenvolvimento de fios mais adequados para o tricô industrial. Hoje, a marca é reconhecida pela altíssima qualidade de seus produtos e pela distribuição em lojas multimarcas, especialmente nas regiões Sudeste e Sul do Brasil. Além de sua sede em Caxias do Sul, a Traciatti conta com duas lojas em shoppings do Rio Grande do Sul.


“Essa visita foi uma excelente chance de compartilhar nosso trabalho e as práticas que adotamos no dia a dia, explicando a importância de cada etapa do nosso processo produtivo para resultar em um produto de extrema qualidade e conforto. Além disso, essa interação nos permitiu também aprender com as perguntas e curiosidades dos estudantes, tornando essa visita enriquecedora para todos. Esperamos que essa experiência inspire futuros profissionais”, comemora Sabrina Gaiardo, uma das sócias da Traciatti.


À noite, Manami conduziu uma palestra na UCS para 40 estudantes dos cursos de Moda, Design, Artes Visuais, além de público externo. A apresentação destacou o trabalho da Abrapa, seus pilares estruturais e projetos, como os programas de sustentabilidade, rastreabilidade, qualidade e promoção. Entre os principais pontos mencionados, a gestora ressaltou a liderança do Brasil na exportação de algodão responsável, a terceira posição global em produção da fibra e a capacidade de atender integralmente a demanda interna. Também destacou que os setores têxtil e de confecção são o segundo maior gerador de empregos no Brasil.


Manami também enfatizou a versatilidade do algodão na moda nacional, apresentando exemplos de designs feitos com tecidos de algodão. “O algodão é uma das fibras mais antigas utilizadas na produção têxtil, e sua versatilidade se traduz em diferentes estilos. É importante mostrar, aos estudantes, seu papel na criação de peças com valor agregado, valorizando a fibra e a cadeia nacionais”, explicou.


Renan Isoton, coordenador do curso de Moda da UCS, celebrou o sucesso da palestra. “Alunos e profissionais se reuniram para aprender e debater sobre o cultivo e o uso do algodão na moda brasileira, proporcionando um momento rico de trocas. No mesmo dia, foram expostos os trabalhos dos alunos participantes e dos semifinalistas regionais do 3º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores, onde todos se sentiram prestigiados com a presença da Manami e dos demais visitantes”, concluiu.


Quer ficar por dentro de tudo
que acontece no Portal Abrapa?

assine nossa newsletter