O potencial de ampliação no fornecimento de algodão sustentável pelo Brasil é uma das mensagens centrais que serão levadas por produtores e exportadores brasileiros para o evento anual da International Cotton Association (ICA), que ocorre de 15 a 17 de outubro, em Liverpool (Inglaterra). O ICA Trade Event é realizado desde 2004 e, nesta edição, tem previsão de reunir mais de 500 participantes, entre comerciantes, produtores, fiações e indústrias têxteis.
Principal entidade internacional de comércio de algodão, a ICA apresenta em seu evento anual as principais tendências futuras do setor. “Nossa meta é fortalecer mundialmente a imagem do Brasil como produtor relevante, junto a públicos estratégicos”, antecipa Alexandre Schenkel, presidente da Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa).
No ano comercial 2023/2024, que terminou em julho, o Brasil assumiu, pela primeira vez, o posto de maior exportador mundial de algodão. Na safra 2024/2025, a previsão é de 3,67 milhões de toneladas de pluma – volume 13% superior ao de 2023/2024. Para a exportação, a projeção é de 2,86 milhões de toneladas (6,7% a mais que o ciclo 2022/23), segundo dados da Abrapa. Esses e outros dados estarão em pauta durante o ICA Trade Event. No dia 15 de outubro, às 12h, a Abrapa realiza o Cotton Brazil Luncheon, evento paralelo direcionado a empresários e investidores do setor têxtil. Em pauta, números de safra e exportação e projeções para o ciclo 2024/2025. A programação será concluída com um debate sobre desafios e visão de futuro acerca do algodão brasileiro, com os presidentes da Abrapa, Alexandre Schenkel, e da Associação Nacional de Exportadores de Algodão (Anea), Miguel Faus. A expectativa é reunir mais de 70 empresários e investidores internacionais.
Já no dia 17, o Brasil promove dentro da programação oficial do evento o painel “Cotton Connected: Brazil's role in helping secure global cotton's place in the future of textiles”, das 13h30 às 14h30. O tema é o papel do Brasil como importante ator mundial capaz de garantir ao algodão um papel relevante no futuro dos produtos têxteis. O painel será moderado pelo consultor George Candon e tem Bill Ballenden (LDC), Alexandre Schenkel (Abrapa), Fabiana Furlan (Scheffer) e Mirza Salman Ispahani (M. M. Ispahani Limited) como debatedores.
O foco principal é debater como será o papel do Brasil num cenário de aumento no consumo de fibras têxteis artificiais, já que é o principal fornecedor mundial de algodão sustentável atualmente. O ponto alto do debate é reunir diferentes visões diretamente envolvidas no tema: do cultivo e produção ao comércio, passando pelo marketing, fiações e varejo.
COTTON BRAZIL – Ao longo do ICA Trade Event, a delegação de produtores e exportadores brasileiros coordenada pela Abrapa promove uma série de rodadas de negócios com tradings mundiais. O primeiro ciclo ocorre no dia 16 (quarta), de forma paralela à programação do evento, com cinco salas de negócios das 14h às 16h. Na quinta (17), serão mais três reuniões, das 15h às 16h.
Essa estratégia de networking e fomento aos negócios durante o ICA Trade Event é realizada há pelo menos três anos pelo Cotton Brazil, programa de promoção comercial e abertura de mercados da Abrapa. Este é realizado pela Abrapa em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e tem apoio da Anea.
TEMAS – Na edição deste ano, o ICA Trade Event construiu uma programação diversificada, com vistas ao futuro próximo da indústria têxtil. Além das legislações ambientais a serem implementadas ou já em vigor em mercados consumidores, o evento abordará novidades quanto à arbitragem comercial – uma das atividades realizadas pela ICA. O uso da inteligência artificial nas operações têxteis, a queda na demanda por algodão e o aumento da procura por fibras de nova geração também estão em pauta.
- Para saber mais sobre o ICA Trade Event: https://ica-ltd.org/trade-event-liverpool-2024/
- Para saber mais sobre o Cotton Brazil: www.cottonbrazil.com