O Centro Brasileiro de Referência em Análise de Algodão (CBRA), vinculado à Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), teve sucesso na auditoria interna do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ), realizada de 23 a 26 de setembro. O resultado confirma a solidez do SGQ e a competência técnica do CBRA na execução de ensaios e na produção de material de referência para o Programa Standard Brasil HVI (SBRHVI).
Essa conquista reafirma o compromisso do CBRA com a qualidade e a excelência nos serviços prestados ao setor. Além de ser obrigatória, a auditoria também avaliou os requisitos da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017. Edson Mizoguchi, gestor do Programa Standard Brasil HVI (SBRHVI) da Abrapa, destaca a importância desse processo para avaliar a evolução do sistema e identificar oportunidades de aprimoramento. "Convidamos um auditor externo experiente, que sempre agrega valor à nossa avaliação. É fundamental ressaltar o alto nível de conformidade alcançado pela nossa equipe, o que demonstra a consolidação e o amadurecimento do nosso processo, além da motivação do time", afirma Mizoguchi.
Como resultado, o auditor identificou mais oportunidades de melhoria do que não conformidades. "A avaliação abrangeu tanto a parte técnica quanto a gestão documental. O auditor parabenizou nosso sistema de gestão e reconheceu a alta competência técnica da equipe. Valorizamos muito a qualidade dos resultados e a evidência dos processos. Esse feedback positivo ressalta o compromisso contínuo do centro com a excelência e a busca por aprimoramento constante”, avalia Deninson Lima, especialista em análise de pluma no CBRA.
Localizado no mesmo prédio da Abrapa, em Brasília, o laboratório central é um dos pilares do Programa Standard Brasil HVI (SBRHVI). Os demais são Banco da Qualidade do Algodão Brasileiro e a aplicação do protocolo de Verificação e Diagnóstico de Conformidade do Laboratório (VDCL).