O programa SouABR, criado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) através do movimento Sou de Algodão, encerrou em dezembro de 2025 o seu projeto-piloto, iniciado em 2021, consolidando-se como uma das principais plataformas de rastreabilidade da moda brasileira. Ao longo de 2025, o programa registrou seu ano de maior tração, com 319.647 peças rastreáveis produzidas, conectando campo, indústria e varejo por meio de tecnologia e transparência.
Criado para integrar o Algodão Brasileiro Responsável (ABR) à cadeia da moda por meio da tecnologia blockchain, o SouABR permite acompanhar o percurso do algodão desde a fazenda até a peça final, oferecendo ao consumidor acesso às informações de origem por meio da leitura de QR Code na etiqueta e plataforma digital.
Resultados de 2025: números que traduzem impacto
De acordo com o Relatório Anual SouABR 2025, o programa contou, no período de janeiro a dezembro, com a participação de oito marcas e varejistas - entre elas, Calvin Klein, C&A, Döhler, Dudalina, Almagrino, Projeto50, Veste S.A Estilo e Individual -, além de uma ampla rede produtiva, formada por:
- 110 produtores de algodão (com histórico de 140 produtores);
- 168 fazendas (com histórico de 209 fazendas);
- 50.095 fardos rastreados (com histórico de 87.088 fardos);
- fiações, tecelagens, malharias e confecções habilitadas, integrando os diferentes elos da cadeia têxtil;
- mais de 319 mil peças produzidas com rastreabilidade, com um histórico de 641.402peças desde 2021.
Além das marcas com operações ativas ao longo de 2025, o programa SouABR conta com outras varejistas cadastradas na plataforma, como Renner, Youcom e Reserva, que integram a iniciativa e permanecem habilitadas para futuras ativações e projetos de rastreabilidade.
Estes dados refletem o amadurecimento do programa, e também o engajamento crescente da indústria e das marcas com práticas de transparência, responsabilidade socioambiental e comunicação de origem.
“O SouABR nasce do entendimento de que rastreabilidade não é apenas tecnologia, mas construção de confiança. Ao longo do projeto-piloto, conseguimos estruturar processos, engajar os diferentes elos da cadeia e transformar dados em informação qualificada, capaz de valorizar a origem do algodão brasileiro e fortalecer a relação entre indústria, marcas e consumidores.”, afirma Silmara Ferraresi, gestora do Sou de Algodão e diretora de relações institucionais da Abrapa.
Moda, cultura e rastreabilidade na passarela
Em outubro de 2025, a Abrapa e o Sou de Algodão ampliaram o seu diálogo com o setor criativo ao realizar o desfile Trajetórias, durante a São Paulo Fashion Week (SPFW) N60. A apresentação reuniu 36 looks all black, desenvolvidos por seis estilistas parceiros, com peças 100% rastreáveis e integradas à plataforma SouABR - um marco simbólico, ao levar a rastreabilidade do algodão brasileiro para o centro da moda autoral e do calendário nacional.
Nova fase: política de adesão e expansão em 2026
Com o encerramento do projeto-piloto, o SouABR inicia, em 2026, uma nova fase estruturada, marcada pela implementação da Política de Adesão do Programa, lançada oficialmente durante o Congresso Internacional da Abit, no final de outubro de 2025.
A nova política estabelece critérios claros de participação, responsabilidades e benefícios para marcas e indústrias, fortalecendo o programa como uma ferramenta estratégica de engajamento, comunicação e valorização da origem do algodão brasileiro.
“A conclusão do projeto-piloto nos dá segurança para avançar. A política de adesão marca um novo momento do SouABR, com mais escala, clareza e impacto, ampliando a conexão entre quem produz, quem transforma e quem consome moda no Brasil”, destaca Gustavo Piccoli, Presidente da Abrapa.
Transparência como valor permanente
Ao longo de seus cinco anos de fase piloto, o SouABR se consolidou como um elo entre tecnologia, responsabilidade e comunicação, reforçando o compromisso do movimento Sou de Algodão e da Abrapa com uma moda mais consciente, transparente e conectada à sua origem.
Confira o relatório completo neste link.
Sobre Sou de Algodão
Movimento criado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), em 2016, para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável. Para isso, a iniciativa une e valoriza os profissionais da cadeia produtiva e têxtil, dialogando com o consumidor final com ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas. Outro propósito é informar e democratizar o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos e certifica 83% de toda a produção nacional de algodão.
