Voltar

Abrapa realiza reunião para avançar com Projeto de Classificação e Mitigação de Contaminantes no algodão

04 de Julho de 2025

Foi realizada na última quarta-feira, 02/07, uma reunião para acompanhar o progresso do Projeto de Classificação e Mitigação de Contaminantes em laboratórios de análise do algodão brasileiro. O encontro contou com a presença dos integrantes do Grupo Técnico de Laboratórios (GTL), representantes dos 12 laboratórios participantes do programa SBHVI. A iniciativa do projeto teve origem em uma demanda do Cotton Brasil, programa da Abrapa, que promove a fibra nacional no mercado exterior.


Um dos objetivos do encontro foi fazer o balanço e o acompanhamento de todo trabalho que está sendo desenvolvido pelo projeto junto aos laboratórios SBHVI, para mitigar as contaminações e melhorar a padronização, visando melhorar a qualidade e a credibilidade no algodão brasileiro. O Analista de Controle de Qualidade da Abrapa, Deninson Lima, apresentou as principais etapas do projeto, que inclui a elaboração de uma tabela de aceitação de contaminantes e a realização de treinamentos para habilitar classificadores, buscando estabelecer um padrão nacional alinhado às referências internacionais, especialmente ao modelo utilizado pelos Estados Unidos.


“A padronização da classificação de contaminantes é essencial para que possamos quantificar e mitigar os materiais estranhos no algodão brasileiro, assegurando a qualidade do produto e fortalecendo sua competitividade no mercado global”, destacou Deninson.


Outro ponto discutido foi a construção de um espaço dedicado ao armazenamento das amostras, garantindo a conservação adequada e a possibilidade de contraprovas em casos de divergências.


Com metas previstas até 2030, o projeto representa um avanço importante para o setor algodoeiro brasileiro, alinhando-o a padrões globais e fortalecendo sua competitividade no mercado mundial.

Quer ficar por dentro de tudo
que acontece no Portal Abrapa?

assine nossa newsletter