Voltar

Abrapa promove workshop para qualificar inspetores de algodão em pluma

Evento voltado a profissionais que atuam na certificação da fibra brasileira foi realizado entre os dias 19 e 23 de maio, em Mato Grosso.

26 de Maio de 2025

Em mais uma iniciativa para fortalecer o padrão de qualidade do algodão nacional, a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e o Centro Brasileiro de Referência em Análise de Algodão (CBRA) promoveram, entre os dias 19 e 23 de maio de 2025, o Workshop de Capacitação e Qualificação de Inspetores de Algodão em Pluma. O curso, que contou com a supervisão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) foi realizado na sede da Cooperativa dos Cotonicultores de Campo Verde (Cooperfibra), em Campo Verde (MT), e teve como público-alvo líderes, supervisores e fiscais dos 12 laboratórios que adotam o Standard Brasil HVI (SBRHVI), participantes do Programa de Qualidade do Algodão Brasileiro (PQAB).

Para Edson Mizoguchi, gestor de Qualidade da Abrapa, “esse treinamento é importante para qualificar novos profissionais atuarem nos laboratórios e para qualificar novos inspetores. O curso também é uma atualização sobre os principais aspectos da análise por instrumento de alto volume.”

MAPA é parceiro do programa de qualidade da Abrapa

A qualificação segue as diretrizes da Portaria nº 521/2022, que estabelece os requisitos técnicos para cursos voltados à formação de classificadores de produtos vegetais. Cid Alexandre Rozo, chefe do Serviço de Autocontrole e Certificação de Produtos de Origem Vegetal do MAPA, participou do curso e falou sobre a importância dos processos de classificação da pluma para o aumento da confiabilidade na qualidade do algodão brasileiro. Para ele, “workshops como esses são essenciais para que o algodão brasileiro continue sendo reconhecido pela sua qualidade, e isso somente poderá acontecer se todos os laboratórios certificados estiverem seguindo um padrão de alto nível para garantir a confiabilidade do nosso produto tanto para o mercado internacional quanto para o mercado interno.”.

Participantes também conheceram iniciativas de rastreabilidade, sustentabilidade e promoção da Abrapa

Além da parte prática, a capacitação também abordou os programas Sou de Algodão, Sou ABR e Algodão Brasileiro Responsável (ABR). A expectativa é formar profissionais capazes de multiplicar esse conhecimento em treinamentos internos com seus colaboradores safristas, contribuindo para elevar ainda mais o padrão de excelência do algodão nacional, que já figura entre os mais comercializados do mundo. O workshop é gratuito, e somente os participantes que obtiverem nota mínima de 7,0 na avaliação final serão certificados.

Participaram do curso 28 profissionais de laboratórios instalados no Mato Grosso, vinculados à Cooperativa dos Cotonicultores de Campo Verde (Cooperfibra), à Unicotton, à Petrovina, ao Grupo CRAGRO e ao Grupo Bureau Veritas.

Quer ficar por dentro de tudo
que acontece no Portal Abrapa?

assine nossa newsletter