Destaque da Semana - Os EUA continuam esperando a China entrar em contato para negociar, enquanto Pequim quer que os EUA mostrem respeito para, quem sabe, começar um diálogo.
Algodão em NY - O contrato Jul/25 fechou nesta quinta 17/abr cotado a 66,30 U$c/lp (-1,0% vs. 10/abr). O contrato Dez/25 fechou em 67,86 U$c/lp (-0,6% vs. 10/abr).
Basis Ásia - Basis médio do algodão brasileiro posto Leste da Ásia: 913 pts para embarque Abr/Mai-25 (Middling 1-1/8" (31-3-36), fonte Cotlook 17/abr/25).
Altistas 1 - Após semanas de forte reação a notícias caóticas sobre o tarifaço e tensões geopolíticas, o mercado de algodão parece ter retomado o foco nos fundamentos.
Altistas 2 - O bom volume de vendas para exportação desta semana e as previsões de clima seco em regiões-chave dos EUA deram suporte ao mercado.
Baixistas 1 - Os mercados de ações recuaram após o presidente do Federal Reserve dos EUA afirmar que as tarifas foram maiores do que o esperado, o que pode resultar em mais inflação, aumento do desemprego e crescimento mais lento.
Baixistas 2 - A demanda global por algodão segue abaixo do esperado, mesmo com preços mais baixos.
EUA - Segundo o USDA, 5% da área já foi plantada nos EUA, abaixo dos 8% da média de 5 anos. Chuvas no Delta e Sudeste atrasam plantio.
China 1 - O plantio de algodão em Xinjiang alcançou mais de 62% da área plantada prevista na semana passada, informou a Beijing Cotton Outlook (BCO). É um aumento de 48 pontos percentuais em relação à semana anterior.
China 2 - O governo chinês reduziu em 200 mil tons as estimativas tanto para importação quanto para consumo de algodão no ano 2024/25, ficando em 1,5 milhão tons e 7,6 milhões tons respectivamente.
China 3 - A Associação de Algodão da China prevê área plantada de 2,95 milhões de hectares para 2025/26, sendo 92% em Xinjiang.
Tarifaço - Alguns países taxados pelos EUA cogitam ampliar a compra de pluma norte-americana para melhorar relações com a Casa Branca. É o caso da Indonésia e do Paquistão. A Indonésia tem nos EUA o cliente de 40% de sua exportação de têxteis e roupas.
Agenda - Mercado fechado hoje devido ao feriado da Sexta-feira Santa.
Exportações - As exportações brasileiras de algodão somaram 103,9 mil tons nas duas primeiras semanas de abril. A média diária de embarque é 5,2% superior que a registrada no mesmo mês de 2024.
Este boletim é produzido pelo Cotton Brazil - cottonbrazil@cottonbrazil.com