Voltar

Comitê Sou de Algodão, formado por líderes da Abrapa e apoiadores platino, Basf e Bayer, se reúne para fechamento do planejamento 2025

Durante o encontro, foram compartilhadas as conquistas de 2024 e os próximos passos do movimento

04 de Abril de 2025

Na última sexta-feira, 28/03, aconteceu a primeira reunião de 2025 do comitê de Sou de Algodão, constituído por representantes da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e dos apoiadores platino do movimento, Basf e Bayer. Durante o encontro, foram apresentados o balanço financeiro e os resultados alcançados em 2024, bem como a previsão de apoios e investimentos para 2025, e as metas para este ano.


Estiveram presentes pela Abrapa — Gustavo Viganó Piccoli, presidente; Marcio Portocarrero, diretor executivo; Silmara Ferraresi, diretora de relações institucionais; Camila de Souza Preuss, assessora de relações institucionais; Alessandra Zanotto e Walter Horita, membros do comitê Sou de Algodão; pela Bayer, estavam Fernando Prudente e Giulyah Santos; a Basf compôs o grupo com Warley Palota, Alexandre Garcia e Alessandra Homem de Maia; e participaram também Luciano Thomé Castro, Augusto Lima e Silva e Manami Kawaguchi Torres, da Markestrat, assessoria estratégica e de comunicação do movimento.


Em 2024, alguns dos resultados alcançados foram a produção de 194.066 peças rastreadas pelo programa SouABR; a realização do 3o desfile Sou de Algodão na São Paulo Fashion Week (SPFW); a final do 3º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores, que totalizou 960 inscritos; a parceria com 229 novas marcas, como a Teka e a Mash; visitas guiadas e palestras em universidades parceiras; e seis dias de Cotton Trip com 200 visitantes.


Warley Palota, gerente sênior de Marketing Algodão da Basf, citou que é uma grande satisfação apoiar o movimento Sou de Algodão, e ver o quanto ele tem evoluído para uma maior conscientização e promoção da fibra natural, junto aos consumidores brasileiros. “Não é apenas falar do algodão, mas sim como ele é produzido, da semente ao guarda-roupa, de forma sustentável. Acreditamos no movimento e na parceria com a Abrapa,  e esperamos que em 2025 possamos avançar ainda mais, junto aos consumidores”, ressaltou.


“A Bayer vem participando desde a inauguração do movimento Sou de Algodão, inclusive fomos um dos idealizadores do projeto junto com a Abrapa. Acompanhar o trabalho de conscientização sobre o uso da fibra natural do algodão para fora da cadeia traz um ganho de imagem importantíssimo para todo o setor cotonicultor.  Que o movimento siga impactando cada vez mais a sociedade, dando visibilidade ao cultivo sustentável que envolve toda a cadeia do algodão. Desejamos mais um ano de sucesso ao time do Sou de Algodão e à Abrapa pela iniciativa”, completou Fernando Prudente, Líder do Negócio de Algodão da divisão agrícola da Bayer.


Em relação ao planejamento e metas para 2025, o grupo destacou os principais projetos: expansão do SouABR, programa de rastreabilidade, com o lançamento da política de participação; 5ª edição da Cotton Trip, com quatro dias de imersão em São Paulo e em Goiás; lançamento do 4º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores; e realização do 4º desfile Sou de Algodão na SPFW, em outubro. Além disso, estão previstas ações que envolvem canais digitais, marcas e universidades parceiras.


A reunião foi finalizada com uma avaliação dos resultados do movimento e também de rumos estratégicos para o futuro. Atualmente, Sou de Algodão é considerado uma marca de valor, sendo referência para outros setores do agro e tendo muita abertura com a indústria têxtil nacional.


“Nossos apoiadores são muito importantes no que diz respeito ao fomento da nossa iniciativa. É essencial nos reunirmos para discutir os resultados alcançados, e também a visão de futuro do Sou de Algodão. Temos muitos projetos e ações à vista com o movimento, e estamos trabalhando em conjunto para fazer acontecer”, declarou Silmara Ferraresi.

Quer ficar por dentro de tudo
que acontece no Portal Abrapa?

assine nossa newsletter