Como parte das ações realizadas para capacitar os finalistas do 3º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores, o movimento promoveu uma série de mentorias em parceria com especialistas e instituições do setor têxtil. O objetivo foi preparar os participantes para o mercado e também para o desfile da grande final, que aconteceu no último dia 07 de dezembro, dentro da Casa de Criadores, reforçando a importância de práticas responsáveis na indústria da moda.
"Nosso objetivo com as mentorias é oferecer aos finalistas não apenas conhecimento técnico, mas também uma visão ampla sobre o mercado da moda. Queremos capacitá-los para que possam criar coleções que unem criatividade, qualidade e responsabilidade, alinhadas aos desafios e demandas da indústria têxtil atual”, explica Silmara Ferraresi, diretora de relações institucionais da Abrapa e gestora do movimento Sou de Algodão.
A agenda incluiu encontros com temas estratégicos e insights valiosos sobre o universo do algodão e da moda responsável. Confira os detalhes das mentorias realizadas:
11 de novembro – Etiqueta Certa
Tema: Normas e regulamentação para etiquetagem de produtos têxteis.
Palestrante: Mariana Amaral, Sócia e Co-fundadora da Etiqueta Certa.
12 de novembro – Ecomaterioteca
Tema: Classificação de tecidos responsáveis - como planejar coleções com bases que têm menores impactos ambientais.
Palestrante: Gabriela Marcondes Schott, Idealizadora da Ecomaterioteca.
13 de novembro – Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa)
Tema: Sustentabilidade, Qualidade, Rastreabilidade e Promoção - os pilares que estruturam o setor produtivo do algodão, em prol de uma moda mais responsável.
Palestrante: Manami Kawaguchi, gestora de relações institucionais do movimento Sou de Algodão.
06 de dezembro – Denim City SP
Tema: Visita guiada ao universo do jeans - processos para o jeanswear com menores impactos ambientais.
“As mentorias reforçaram o compromisso do movimento com o desenvolvimento de novos talentos e a promoção de uma moda mais consciente. Por meio dessas iniciativas, os finalistas puderam aprofundar seus conhecimentos e se inspirar em práticas que contribuem para um futuro mais sustentável na indústria da moda”, finaliza Manami.