Voltar

Programa SouABR, em parceria com a C&A, conquista o Prêmio ECO AMCHAM 2024 com coleção de jeans rastreável

Parceria entre Sou de Algodão e C&A Brasil garante reconhecimento ao algodão certificado ABR, destacando a rastreabilidade com tecnologia blockchain em toda a cadeia produtiva

04 de Dezembro de 2024

O SouABR, desenvolvido pelo movimento Sou de Algodão e pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), acaba de receber um reconhecimento inédito. Por meio da coleção de jeans lançada pela C&A em fevereiro, o programa ganhou, o Prêmio ECO AMCHAM 2024, na categoria produtos e serviços, um dos mais renomados reconhecimentos à inovação sustentável no Brasil. Promovida há mais de 40 anos pela AMCHAM – Câmara Americana de Comércio - a premiação destaca práticas empresariais que impulsionam uma economia mais responsável e inovadora.


O prêmio foi concedido ao projeto Jeans Rastreável com o uso de Blockchain, desenvolvido pela C&A Brasil em parceria com o movimento Sou de Algodão. A coleção garante a rastreabilidade de toda a cadeia produtiva do jeans adquirido pela cliente, do plantio do algodão certificado ABR ao ponto de venda, aliando tecnologia de ponta e práticas sustentáveis.
“É uma honra receber esse reconhecimento com o Programa SouABR, que reflete nosso compromisso com a inovação, transparência e sustentabilidade em toda a cadeia têxtil. Essa conquista, graças à parceria com a C&A, demonstra o poder da colaboração entre diferentes elos do setor para entregar ao consumidor final não apenas um produto, mas uma história completa de responsabilidade e rastreabilidade”, comemora Alexandre Schenkel, presidente da Abrapa.


A primeira coleção de jeans rastreável da C&A, lançada em 2023, contou com a confecção de 2.500 peças de dois modelos de calças: o Jeans Boot Cut Cintura Média (1.300 peças) e o modelo Jeans Wide Leg Relaxed Cintura Alta Gancho Deslocado (1.200 peças). Os dois foram produzidos pela Emphasis. A produção envolveu, ainda, cinco fazendas, 243 fardos de algodão, 2207,23 kg de fios da fiação Santana Textiles e 3.713,40 metros de tecidos da tecelagem Santana Textiles. Juntas, essas unidades produtivas de algodão e indústrias somam 1.757 empregados.
O segundo lançamento, premiado no Prêmio AMCHAM, contou com o blend de 53.460kg de algodão produzidos em cinco fazendas brasileiras, 2.207,23 kg de fio e 3.713,40 m de tecidos da Santana Textiles, que, após o trabalho da confecção Emphasis, resultaram em 2.500 calças jeans rastreadas.


Paulo Correa, CEO da C&A Brasil, confirma que essa conquista reafirma o compromisso da marca com a sustentabilidade. “O projeto representa um marco na nossa jornada, ao trazer inovação para o setor e reforçar nossa missão de oferecer uma moda mais sustentável e transparente. Agradecemos à AMCHAM Brasil, ao movimento Sou de Algodão e a todos os nossos fornecedores e parceiros por acreditarem nessa transformação", afirma.


Os números do Programa SouABR


Até outubro de 2024, destacam-se 32 produtores e 40 unidades produtivas em operação no SouABR. Na produção de fardos, os números cresceram significativamente: em 2022, foram produzidas 12.606 unidades; em 2023, 8.884 unidades; e, em 2024, 22.856 unidades, totalizando 44.346 unidades acumuladas.
Foram confeccionadas, em 2022, 107.217 peças; em 2023, foram 52.493 unidades e, em 2024 181.926 peças, totalizando 341.636 peças. Empresas como By Cotton, Villa Têxtil, Cataguases, Veste S.A., Döhler, Emphasis, Ease, Ufoway, Projeto 50 e Jace Confecções compõem o grupo de empresas que fazem parte do Programa SouABR.
Por fim, no varejo, foram registradas 59.114 peças vendidas em 2022, 68.311 peças em 2023 e 178.342 peças em 2024, com um acumulado de 305.767 peças. Entre as empresas que comercializam peças rastreadas, estão Reserva, Renner, Youcom, C&A, Döhler, Individual, Dudalina, Calvin Klein e Almagrino.
Para Silmara Ferraresi, diretora de relações institucionais da Abrapa e gestora do movimento Sou de Algodão, o programa SouABR está pavimentando o caminho para uma indústria têxtil mais ética, transparente e responsável no Brasil, demonstrando que a moda e o consumo conscientes podem andar de mãos dadas. “É preciso que toda a cadeia têxtil tenha comprometimento, e o desafio de SouABR não é só de números, de entregar peças rastreadas e de mostrar o certificado das fazendas. É mostrar o que fazemos de melhor, dentro do país, evidenciando a responsabilidade que temos com as pessoas e com os trabalhos que geramos”, finaliza.


Sobre Sou de Algodão


Movimento criado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), em 2016, para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável. Para isso, a iniciativa une e valoriza os profissionais da cadeia produtiva e têxtil, dialogando com o consumidor final com ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas. Outro propósito é informar e democratizar o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos e certifica 82% de toda a produção nacional de algodão.


Sobre Programa SouABR


É o primeiro programa de rastreabilidade por blockchain da indústria têxtil brasileira, de ponta a ponta. Com o objetivo de oferecer total transparência ao público sobre a origem das roupas que consome, a leitura de um QR Code na peça de roupa permite verificar as informações de produção do algodão daquela peça. O SouABR está pavimentando o caminho para uma indústria têxtil mais ética, transparente e responsável no Brasil, demonstrando que a moda e o consumo conscientes podem andar de mãos dadas.


Abrace este movimento:


Site: www.soudealgodao.com.br
Facebook, Instagram, Youtube, LinkedIn, Pinterest: @soudealgodao
TikTok: @soudealgodao_

Quer ficar por dentro de tudo
que acontece no Portal Abrapa?

assine nossa newsletter