Voltar

Abrapa participa da solenidade de posse da nova diretoria da Ampa

28 de Novembro de 2024

A cerimônia de posse da nova diretoria da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão contou com as presenças de lideranças da Abrapa e do Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.


A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) participou ontem (27) da solenidade de posse da nova diretoria da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa). O presidente da entidade, Alexandre Schenkel, juntamente com o diretor executivo, Marcio Portocarrero, e o Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, estiveram presentes na cerimônia, realizada em Cuiabá. Na ocasião, foram empossados 14 produtores rurais eleitos para gerir a entidade no biênio 2025-2026, com a presidência de Orcival Gouveia Guimarães.


Para o presidente da Abrapa, Alexandre Schenkel, o algodão brasileiro vem conquistando o mundo e, no futuro, haverá uma demanda ainda maior pela fibra. "A maior viabilidade está no Brasil para atender a esse aumento de mercado, com algodão sustentável, onde a grande força está em Mato Grosso". Valores também reconhecidos pelo ministro Carlos Fávaro. "A Ampa e o algodão brasileiro são um grande exemplo de como se conquistar o mercado mundial. Nos tornamos o maior exportador de algodão em 2024, tendo mais de 200 certificações. Ninguém no mundo tem essa qualidade", aponta.


A Ampa, criada há 27 anos, congrega cotonicultores de todo o Mato Grosso, que é o maior produtor de algodão do Brasil. Na safra de 2023/2024, o estado atingiu 1,4 milhão de hectares plantados, liderando a exportação da fibra no país, com mais de 1,6 milhão de toneladas vendidas para o exterior, nos últimos 12 meses. "Nós somos grandes, não só pelo tamanho da nossa produção, que este ano deve bater um novo recorde, mas porque tudo foi construído dentro do rigor de práticas sustentáveis", acredita o Governador do Mato Grosso, Mauro Mendes.


Fundador do Grupo Guimarães, em Rondonópolis, o novo presidente da Ampa, Orcival Guimarães, foi um dos responsáveis pela introdução da cultura do algodão em Lucas do Rio Verde, na década de 1990, além de ter sido um dos criadores da Cooperativa Agroindustrial do Centro-Oeste do Brasil, a Coabra. "Desde a década de 1990, a Ampa tem atuado para ampliar a produção de algodão em Mato Grosso. Assumo a presidência da Associação com a missão de incentivar o crescimento dessa produção. A cotonicultura sustentável é o motor econômico e social de Mato Grosso e do Brasil. Nossa produção atende critérios rigorosos, cumpridos não somente pelas exigências do mercado, mas por ser um reflexo dos nossos valores", afirma Guimarães.


Para o novo biênio, a diretoria será composta por Alexandre De Marco (vice-presidente), Guilherme Mognon Scheffer (2º vice-presidente), André Guilherme Sucolotti (3º vice-presidente), Luiz Fernando Custódio Polato (secretário), Valdir Roque Jacobowski (2º secretário), Alex Nobuyoshi (tesoureiro), Amilton José de Oliveira (2º tesoureiro), Victor Griesang (diretor Regional Sul), Romeu Froelich (diretor Regional Centro-Leste), Carlos Alberto Simon (diretor Regional Norte), José Milton Falavinha (diretor Regional Médio-Norte) e Gustavo Masson Schaedler (diretor Regional Noroeste).

Quer ficar por dentro de tudo
que acontece no Portal Abrapa?

assine nossa newsletter