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Algodão e trabalho rural ganham destaque na SPFW

Com o tema "Manualidades", desfile do movimento Sou de Algodão, fundado pela Abrapa, esteve pela terceira vez na São Paulo Fashion Week

22 de Outubro de 2024

O movimento Sou de Algodão marcou presença na maior semana de moda da América Latina na última sexta-feira (18/10) na São Paulo Fashion Week (SPFW) no Pavilhão das Culturas Brasileiras do Parque do Ibirapuera. O desfile teve o tema Manualidades e usou roupas feitas com as técnicas manuais mais conhecidas, para isso trouxe a fibra em peças de tricô, renda e macramê.


"O movimento começou em 2016 como uma forma de incentivar a indústria para produzir o algodão nacional de alta qualidade, sustentável e com foco no consumidor final", contou Paulo Aguiar, vice-presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa). A iniciativa de moda foi fundada pela associação para unir a cadeia produtiva e têxtil e estimular o uso da fibra nacional.


Para Paulo Borges, diretor da SPFW, o Sou de Algodão visa conectar o mercado criativo da moda brasileira através da valorização do algodão. “Neste terceiro desfile, exploramos o contraste entre a tradição e a inovação, unindo as manualidades e saberes do passado com as novas narrativas tecnológicas. O evento refletiu a fusão entre ancestralidade e modernidade, apresentando um design que caminha suavemente em meio à agitação urbana, celebrando a diversidade e a criatividade que caracterizam nosso país”, explica.


Outro propósito é informar e democratizar o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos e certifica 82% de toda a produção nacional de algodão. Esse critério também foi observado no desfile, que usou apenas materiais sustentáveis e rastreáveis nas peças assinadas por estilistas renomados como Walerio Araújo, Weider Silverio e David Lee.


“O algodão é a segunda maior cadeia de geração de empregos do mundo. Ou seja, queremos mostrar ao consumidor que ao escolher uma roupa de algodão, ele está colaborando com a responsabilidade social e ambiental de uma fibra biodegradável e orgânica”, afirma Aguiar.


Para o agronegócio, a apresentação procurou promover o produtor nacional e aproximar esses dois mundos distintos. "Promover um desfile dentro da SPFW, em parceria com estilistas e outras marcas, é uma forma de promover o que o agro desenvolve. Com o Sou de Algodão, conseguimos nos aproximar das novas gerações, entender melhor o posicionamento do consumidor e principalmente mostrar que somos muito mais que matéria-prima", afirma Silmara Ferraresi, diretora de relações institucionais da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e gestora do movimento.


Produção de algodão no Brasil


Hoje, o Brasil é o maior produtor da fibra no mundo. O desempenho da safra 2023/24 levou o país para a primeira colocação, com a colheita de mais de 3,7 milhões de toneladas, segundo o Ministério da Agricultura.


“A liderança no fornecimento mundial da pluma é um marco histórico, mas não é uma meta em si, e não era prevista para tão cedo. Antes disso, trabalhamos continuadamente para aperfeiçoar nossos processos, incrementando cada dia mais a nossa qualidade, rastreabilidade e sustentabilidade, e, consequentemente, a eficiência”, ressaltou o presidente da Abrapa, Alexandre Schenkel.


Do total de áreas plantadas do produto no Brasil, cerca de 70% estão localizadas no Mato Grosso, especialmente no oeste e sudeste do Estado. Já o restante é divido entre o oeste da Bahia, com 21% da produção e outros Estados do Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste. Deste total, 92% não utilizam sistemas para irrigação.


*Sob orientação de Marcelo Beledeli


Confira aqui: https://globorural.globo.com/agricultura/algodao/noticia/2024/10/algodao-e-trabalho-rural-ganham-destaque-na-spfw.ghtml

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