O case de sucesso do algodão brasileiro, que consolidou o país como o maior exportador mundial da pluma no período 2023/2024, foi apresentado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) no dia 9 de outubro, durante um encontro virtual do HUB da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (HUB CNA). O evento, focado em inovação e tecnologia no agronegócio, destacou as estratégias que levaram o Brasil a essa posição de destaque. O HUB CNA, uma iniciativa do Sistema CNA/Senar/ICNA, apoia e representa mais de 5 milhões de produtores rurais brasileiros, promovendo avanços tecnológicos e soluções inovadoras para o setor.
De acordo com Marcio Portocarrero, diretor executivo da Abrapa, durante a reunião foram abordados diversos tópicos, como a cotonicultura brasileira e os principais pilares de ação estratégica da entidade: qualidade, rastreabilidade, promoção e sustentabilidade. "Também tivemos a oportunidade de ouvir duas startups inovadoras. A primeira está desenvolvendo uma solução para aplicação de biológicos com liberação programada de inimigos naturais utilizando drones de pequeno porte, proporcionando maior precisão e eficiência no manejo das lavouras. O foco dessa proposta é viabilizar a liberação da vespa Catolacus grandis, agente biológico predador do bicudo-do-algodoeiro. A segunda startup apresentou uma plataforma de integração de dados agrícolas, reunindo informações de clima, solo, plantas, maquinários e imagens das áreas cultivadas, possibilitando melhor gestão de dados das fazendas, facilitando a tomada de decisões e a otimização dos processos produtivos", afirmou.
O papel do Hub é identificar e disponibilizar soluções tecnológicas, de forma acessível e adaptada às diversas realidades brasileiras. É um ambiente ideal para conectar startups, empresas, investidores, institutos de tecnologia e universidades mundo afora. Localizado em Brasília (DF), ele foi criado para identificar os principais desafios do setor, buscar as soluções tecnológicas já existentes, fomentar o desenvolvimento de novas ideias, validar as soluções diretamente com os produtores rurais e apoiar o lançamento das soluções no mercado.