O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Alexandre Schenkel, conduziu a 2ª Assembleia Geral Extraordinária de Representantes, realizada em 19 de setembro, encerrando a maratona de reuniões estatutárias do mês. O encontro online contou com a participação do Conselho de Administração, Delegados e Diretores Executivos das Associações Estaduais, e teve como pauta a aprovação de temas estratégicos, incluindo as comemorações do Dia Mundial do Algodão, programado para 07 de outubro, e as iniciativas do programa Cotton Brazil.
Durante a assembleia, ficou aprovada a prestação de contas referente ao primeiro semestre de 2024. O progresso em relação as tratativas para a renovação da parceria com a Better Cotton, uma das principais certificadoras de algodão do mundo foi informado aos participantes. Desde 2013, o Algodão Brasileiro Responsável (ABR) tem trabalhado em colaboração com a BC, incorporando critérios internacionais ao programa brasileiro e fortalecendo a posição do algodão nacional no mercado global.
A campanha da Abrapa para o Dia Mundial do Algodão, que tem como tema “A fibra de todas as gerações”, também passou pela análise dos presentes e seguirá para execução. O objetivo é valorizar a versatilidade e as histórias em torno do algodão brasileiro, promovendo uma celebração que envolva diversas gerações. “Queremos que a campanha gere desdobramentos que alcancem todos os públicos, desde os produtores até as marcas de moda parceiras”, destacou Silmara Ferraresi, diretora de relação institucionais da entidade.
Outro ponto tratado foi o desempenho do Cotton Brazil, com foco no último trimestre. Criado pela Abrapa para promover o algodão brasileiro em escala global, o programa conta com a parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e o apoio da Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea). Marcelo Duarte, diretor de relações internacionais, apresentou resultados preliminares do trabalho da consultoria contratada em Asia para avaliar a percepção da qualidade do algodoa brasileiro junto fiações internacionais. Comentou também sobre a assessoria estratégica em comunicação que será prestada por George Candon, especialista em comunicação e reputação. O trabalho, que está apenas começando, resultara na realização de dois workshops antes do International Cotton Association (ICA), agendados para os dias 14 e 15 de outubro.
Por fim, ficou decidido que uma comissão formada por ex-presidentes será responsável por organizar o pleito eleitoral para os conselhos de administração e fiscal da Abrapa para o biênio 2025/2026, conforme exigência estatutária.