Voltar

Fávaro assinou termo de reconhecimento aos programas ABR e ABR-UBA

03 de Setembro de 2024

Durante a abertura do 14º Congresso Brasileiro do Algodão (14º CBA), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, por intermédio da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Responsável, Irrigação e Cooperativismo, assinou um termo de reconhecimento ao programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR) e ao programa Algodão Brasileiro Responsável para Unidades de Beneficiamento (ABR-UBA), entregando-o ao presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Alexandre Schenkel. O reconhecimento se baseia na portaria nº 337 do Mapa, de 08 de novembro de 2021, que estabelece requisitos mínimos de boas práticas agrícolas.


O ABR está presente em mais de 80% da safra e, a partir de agora, o cotonicultor certificado pela iniciativa terá redução de juros em suas operações bancárias. “Todos os produtores que têm a certificação ABR terão um desconto de 0,5% dos juros dos seus custeios e investimentos do Plano Safra”, detalhou o ministro. Para Schenkel, este reconhecimento atesta o compromisso dos cotonicultores brasileiros com a sustentabilidade – ambiental, social e econômica. “Nós entendemos que a sustentabilidade é o único caminho para fazer crescer e perdurar a produção de algodão no país”, concluiu Schenkel.


O ABR integra o pilar da Sustentabilidade, um dos quatro compromissos da Abrapa, que incluem ainda a Rastreabilidade, Qualidade e Promoção. O reconhecimento foi publicado no Diário Oficial da União no dia 08 de julho de 2024.

Quer ficar por dentro de tudo
que acontece no Portal Abrapa?

assine nossa newsletter