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Sou de Algodão dá início a Cotton Trip

A quarta edição do evento quebra recordes em números de dias de visitas, grupos e convidados

05 de Agosto de 2024

O Sou de Algodão, iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), se prepara para a 4ª edição da Cotton Trip, que começa no dia 06 de agosto, terça-feira. Este ano, serão seis dias de experiência em locais como as fazendas Pamplona e Samambaia, ambas em Cristalina/GO, e suas respectivas UBAs, o escritório da Abrapa e o Centro Brasileiro de Referência em Análise de Algodão (CBRA). São grupos de 20 a 40 pessoas por dia, e incluem desde estilistas e imprensa nacional, até fiações, tecelagens, confecções e varejistas.


“Para nós é muito importante aproximarmos todos os atores da extensa cadeia da moda e seus formadores de opinião, com a ponta que representamos. Agradecemos a parceria das fazendas Pamplona e Samambaia, nesta edição. Temos muito orgulho em mostrar, na prática, todos os nossos programas. Por meio delas, entregamos à indústria uma fibra de qualidade, produzida com responsabilidade socioambiental e certificada pelo programa ABR. A transparência começa na origem da produção da matéria prima”, explica Alexandre Schenkel, presidente da Abrapa.


O roteiro do evento conta com a visita à fazenda, onde os participantes podem conhecer as melhores práticas de produção, o campo branco e o processo de colheita. Em seguida, na usina de beneficiamento, conhecerão a primeira etapa de industrialização, onde a pluma se transforma em fardos identificados e se tornam rastreáveis pelo Sistema Abrapa de Identificação (SAI). No período da tarde, para encerrar o ciclo, todos se dirigem à sede da Abrapa, para conhecer o laboratório central de qualidade, no CBRA, e saber mais sobre todos os programas de sustentabilidade, rastreabilidade, qualidade e promoção da fibra desenvolvidos pela entidade.


A agenda da Cotton Trip foi estruturada para atender os públicos segmentados a cada dia: empresas associadas ao Santa Catarina Moda e Cultura (06); estilistas parceiros do movimento Sou de Algodão, stylists e produtores de moda (07); marcas parceiras dos segmentos de confecção e malharia (08); fiações e tecelagens (09);  imprensa de moda, agro, sustentabilidade e negócios (15) e embaixadores, representantes do governo federal, bancos e entidades (16).



Sobre Sou de Algodão


Movimento criado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), em 2016, para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável. Para isso, a iniciativa une e valoriza os profissionais da cadeia produtiva e têxtil, dialogando com o consumidor final com ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas. Outro propósito é informar e democratizar o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos e certifica 82% de toda a produção nacional de algodão.

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