Voltar

Abrapa participa do Dia de Campo da Amipa, em Patos de Minas

04 de Julho de 2024

Em 4 de julho, o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Alexandre Schenkel, viajou a Patos de Minas (MG) para participar do Dia de Campo da Associação Mineira dos Produtores de Algodão (Amipa) e da celebração dos 25 anos da entidade. O evento atraiu produtores, especialistas, pesquisadores e representantes de toda a cadeia produtiva no estado. Realizado na Fazenda Experimental Amipa, o encontro ofereceu uma programação técnica com palestras informativas e visitas guiadas aos campos de experimentação de variedades de algodão.


“A parceria com a Amipa é fundamental para impulsionar o avanço sustentável da cotonicultura em Minas Gerais, fortalecendo nossa capacidade de inovação, crescimento e desenvolvimento de práticas agrícolas responsáveis no setor”, afirmou Schenkel. A associação mineira é uma das parceiras da Abrapa.


Os números positivos da safra deste ano em Minas Gerais refletem o contínuo crescimento e a importância do setor para a economia estadual. Com uma área plantada de 32.106 hectares, a projeção de produção de fibra de algodão atinge 65.570,44 toneladas, com uma produtividade média esperada de 2.042,31 kg/ha. Destaca-se um aumento significativo de 24,21% na área plantada em comparação com a safra anterior.


O Dia de Campo também contou com palestras de Antônio Cabrera Mano Filho, ex-ministro da Agricultura, e de Fábio Rafael Echer, professor e pesquisador na Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), que compartilharam ideias sobre os desafios e oportunidades atuais da cotonicultura. Essas apresentações incentivaram a troca de experiências e a discussão de estratégias para o futuro do setor.


Além disso, o evento destacou-se pela iniciativa "Inscrição Solidária", uma oportunidade para os participantes contribuírem com o Fundo Social Algobom da Amipa, projeto filantrópico da entidade que apoia iniciativas sociais em Minas Gerais.


“O encontro promovido pela Amipa fortaleceu os vínculos entre os profissionais do setor, promoveu a inovação e o progresso sustentável da cotonicultura em Minas Gerais e em todo o Brasil. A continuidade dessas iniciativas é essencial para garantir um futuro próspero e responsável para o agronegócio no país”, avaliou Schenkel.

Quer ficar por dentro de tudo
que acontece no Portal Abrapa?

assine nossa newsletter