Voltar

PUC Campinas realiza desfile em parceria com Sou de Algodão

Estudantes do curso de Design de Moda da universidade parceira apresentaram dois desfiles com roupas do acervo; o algodão brasileiro e o Programa SouABR foram os temas escolhidos

14 de Junho de 2024

Na última quinta-feira, 13, os alunos do curso de Design de Moda da PUC-CAMPINAS, em parceria com o movimento Sou de Algodão, iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), organizaram um evento para celebrar o trabalho criativo e tecnológico da moda e da produção têxtil nacional, colocando o algodão em evidência. Com styling realizado com as peças do acervo Sou de Algodão, os estudantes desenvolveram dois desfiles exclusivos, além de uma exposição com os respectivos projetos e um Welcome Coffee preparado pelo curso de Gastronomia da universidade.


“Queremos agradecer, acima de tudo, a contribuição do Sou de Algodão que viabilizou este projeto. Ele acontece como um encerramento da disciplina de Projeto Integrador de Produção de Moda, em que os estudantes aprendem a como organizar um desfile. Além disso, tem caráter extensionista, porque fazemos essa ponte como algum agente do mercado e o movimento, enquanto parceiro do curso, topou e apoiou essa iniciativa. Graças a isso, tivemos a honra de desfilar os nomes mais importantes da moda contemporânea brasileira, que fazem parte do acervo, por meio dos looks”, comemora Rose Sathler, Coordenadora do Bacharelado em Design de Moda da PUC - CAMPINAS.


O florescer da moda brasileira 


O primeiro desfile apresentou composições que representam as fases da colheita do algodão. A ideia foi de representar e valorizar o nacional, já que o Brasil é o quarto maior produtor da fibra e o segundo maior exportador. Os looks foram compostos por peças de estilistas parceiros do movimento como Isa Isaac Silva, Ateliê Mão de Mãe, Thear, Rocio Canvas, Heloísa Faria, João Pimenta, Naya Violeta e diversos outros nomes importantes para o cenário da moda no país.


Além do próprio styling representar o tema, o desfile contou com flores na passarela e uma cortina de crochê, criando uma atmosfera referente ao florescer da moda brasileira.


Evolução Tecnológica e a Valorização dos Trabalhadores


Já o segundo desfile destacou a relevância dos profissionais da indústria têxtil no contexto dos avanços tecnológicos e se inspirou no SouABR, primeiro programa de rastreabilidade de ponta a ponta da cadeia têxtil brasileira. Os looks escolhidos foram feitos usando técnicas manuais como patchwork e crochê, desenvolvidos por estilistas parceiros que representam o cenário contemporâneo da moda brasileira, como Heloísa Faria, Dendezeiro, David Lee, Amapô, Artesã Ednéia Sinatra, Martins, Milene Kuhn, Frede Gomides e Weider Silverio.


Lívia Cruz, uma das alunas, disse que participar do desfile foi uma experiência extremamente importante. “Poder vivenciar na prática o que é trabalhar na área que tanto amo foi uma oportunidade única e enriquecedora. Essa experiência não apenas ampliou meus conhecimentos técnicos, mas também me preparou melhor para minha futura carreira profissional. Sou imensamente grata pela parceria com o Sou de Algodão, que sempre nos proporciona momentos especiais, repletos de aprendizado e incentivo. Fazer parte de algo tão significativo fortalece ainda mais minha paixão e dedicação por essa área”, comenta.


Alexandre Schenkel, presidente da Abrapa, celebra e acredita que parcerias como essa reforçam o compromisso do Sou de Algodão em democratizar a moda nacional. “O acervo é usado por influenciadores que ajudam a comunicar a responsabilidade do nosso algodão para os seguidores. No entanto, quando cedemos as peças e realizamos eventos como esses, com estudantes, estamos passando todas as informações sobre a importância da fibra para a moda e para a economia do país para os futuros profissionais da área”, finaliza.


Abrace este movimento: 


Site: www.soudealgodao.com.br


Facebook, Instagram, Youtube, LinkedIn, Pinterest: @soudealgodao


TikTok: @soudealgodao_

Quer ficar por dentro de tudo
que acontece no Portal Abrapa?

assine nossa newsletter