Em um encontro importante para o futuro da cotonicultura brasileira, a diretoria da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) se uniu à Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e a um time de consultores para discutir estratégias de estímulo ao consumo interno do algodão. O objetivo principal é fortalecer a indústria têxtil nacional e aumentar a produção da fibra natural no país, combatendo a ascensão das fibras sintéticas, principalmente do poliéster.
A iniciativa busca fortalecer a competitividade da indústria têxtil brasileira em relação aos produtos asiáticos, que dominam grande parte do mercado interno. Atualmente, o consumo interno de algodão no Brasil gira em torno de 700 mil toneladas. A meta é expandir esse volume para 1 milhão de toneladas, reafirmando o mercado interno no maior cliente da cotonicultura brasileira.
“Estamos lado a lado com a Abit para impulsionar as vendas de produtos de algodão e, consequentemente, alavancar nossa produção", afirma Alexandre Schenkel, presidente da Abrapa. “Nosso objetivo é tornar o Brasil o maior exportador mundial de algodão até 2030. Com a união de esforços da entidade e Abit, as estratégias certas e o engajamento de toda a cadeia têxtil, é possível alcançar esse objetivo e fortalecer a economia brasileira.”