Na última quarta-feira, 05, Silmara Ferraresi, diretora de relações institucionais da Abrapa e gestora do movimento Sou de Algodão, foi convidada para participar 1ª da Semana ESG da marca parceira Aramis, na sede da empresa, em São Paulo. O evento celebra o lançamento da estratégia de sustentabilidade da marca e, por isso, programou palestras e eventos com fornecedores. Silmara marcou presença para falar sobre o algodão brasileiro, a certificação e a rastreabilidade da fibra, junto com representantes da área de design da marca, da Dalila Têxtil e da Lenzing, que fornecem matéria-prima.
Camila Limberg, Coordenadora de Sustentabilidade da Aramis, diz que é muito importante começar com esse trabalho de dentro e, por isso, a divulgação do relatório acontece para os colaboradores por meio de eventos ao longo da semana. "A preocupação da nossa Aramis com a sustentabilidade reflete um compromisso essencial nos dias de hoje, alinhando a marca com os valores de um consumidor cada vez mais consciente e exigente. Adotar práticas sustentáveis não apenas protege o meio ambiente, mas também fortalece a confiança e lealdade dos clientes, garantindo relevância e responsabilidade no mercado atual."
Entre os assuntos comentados, Silmara deu destaque para a certificação das fazendas produtoras de algodão, pelo Programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR). “A unidade produtiva passa por auditoria de terceira parte, seguindo um protocolo de 183 questões, verificado a cada safra. Esses itens estão organizados em oito critérios, sendo que o maior peso fica na parte de segurança do trabalho, mas há melhores práticas, questões agrícolas e ambientais também envolvidas”, explica.
A executiva abordou, ainda, que cerca de 82% de todo o algodão que é produzido no Brasil tem certificação socioambiental. “Esse número não é de uma empresa em si, mas sim de um setor inteiro que produz essa matéria-prima. Na safra 2022/2023, foram 374 fazendas certificadas, espalhadas por 82 municípios do Brasil, mais de dois milhões e meio de toneladas da fibra com certificação. O Brasil forneceu 37% de tudo o que a Better Cotton licenciou no mundo todo, na última temporada.”
Silmara também frisou que o compromisso da Abrapa é sempre pensar em como melhorar o processo como um todo, não só no setor produtivo, mas fora dele também. Neste contexto, citou a evolução do programa ABR para certificar as Unidades de Beneficiamento de Algodão (UBA), desde 2020, para que os produtores implantem, cada vez mais, práticas operacionais e administrativas mais responsáveis.
SIlmara comentou sobre a importância do movimento Sou de Algodão para os consumidores e toda a cadeia têxtil. “A iniciativa da Abrapa trabalha em prol da valorização do uso da fibra e da união de toda a cadeia produtiva e a indústria têxtil, promovendo a moda responsável e o consumo consciente. Por meio do SouABR, primeiro programa de rastreabilidade de ponta a ponta da cadeia têxtil brasileira, podemos entregar todo o caminho da peça, desde a fazenda certificada que produziu de algodão até o produto final, garantindo confiança e transparência sobre o item obtido. O rastreio é realizado por meio de um QRcode localizado na etiqueta da peça, que através de tecnologia blockchain, disponibiliza informações detalhadas sobre o seu processo de fabricação” finaliza.
Sobre Sou de Algodão
Movimento criado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), em 2016, para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável. Para isso, a iniciativa une e valoriza os profissionais da cadeia produtiva e têxtil, dialogando com o consumidor final com ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas. Outro propósito é informar e democratizar o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos e certifica 82% de toda a produção nacional de algodão.