A conectividade agropecuária, a inspeção vegetal, as mulheres no agro, a sustentabilidade, os recursos genéticos e a nova lei dos defensivos agrícolas foram alguns dos temas tratados na 8ª Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária (CNDA), realizada de 04 a 06 de junho, no Centro de Convenções de Goiânia (GO). O fórum reuniu cerca de 1,5 mil participantes, entre eles a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), para discutir questões relacionadas à defesa agropecuária do país. Foi a primeira vez que um estado da região Centro-Oeste sediou o evento bianual, promovido pela Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária (SBDA) em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
No primeiro dia, Edivandro Seron, consultor técnico da Abrapa, participou de diversos painéis que abordaram assuntos relevantes para o setor agrícola na era digital, como o desenvolvimento de novos produtos, a mitigação dos riscos da exposição das abelhas aos químicos em colaboração com os órgãos estaduais de sanidade agropecuária, as boas práticas no combate aos insumos ilegais e a nova legislação dos defensivos agrícolas, lei 14.785/23.
Nos dias seguintes, Seron esteve envolvido no Encontro Nacional Sobre Fiscalização de Agrotóxicos (Enfisa), uma iniciativa direcionada a servidores de órgãos estaduais de defesa agropecuária, auditores fiscais federais agropecuários do Mapa e representantes das empresas fabricantes de produtos fitossanitários e suas associações. Sua participação foi importante para acompanhar as discussões e trocas de experiências sobre a fiscalização e regulamentação desses itens no país.
“Os debates giraram em torno da nova legislação de defensivos agrícolas e suas diretrizes para a fiscalização estadual. O tema foi coordenado pelo Mapa e contou com apresentações dos órgãos de defesa agropecuária dos principais estados produtores de grãos e fibra. Outro assunto de grande relevância para a sociedade, que recebeu considerável atenção, foi o combate aos ilícitos, incluindo o contrabando desses insumos, e a atuação do poder público na fiscalização", explicou.
Além do consultor da Abrapa, Haroldo Rodrigues da Cunha, presidente da Associação Goiana dos Produtores de Algodão (Agopa), foi moderador do painel que abordou o tema Sustentabilidade, no dia 05 de junho.
A Conferência havia sido realizada pela última vez em 2022, em Belo Horizonte (MG). A CNDA possui caráter multidisciplinar e interinstitucional, consolidado como um importante fórum de discussão da defesa agropecuária, no qual são compartilhados conhecimentos e responsabilidades a fim de contribuir com a segurança nacional, principalmente, no que diz respeito às normas e procedimentos da agropecuária brasileira.