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Cadeia produtiva do algodão é tema de aula em curso para mulheres da Corteva

10 de Maio de 2024

O diretor executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (ABRAPA), Marcio Portocarrero, ministrou uma aula especial sobre a cadeia produtiva do algodão, no dia 8 de maio, para as participantes da Academia de Liderança para Mulheres do Agronegócio (Alma), da Corteva Agriscience. Convidado a contribuir para o módulo de Gestão do Agronegócio, o executivo abordou o trabalho da entidade em seus quatro pilares de atuação - qualidade, rastreabilidade, sustentabilidade e promoção - e o histórico que levou o país a se consolidar como um dos maiores produtores de algodão do mundo, além dos desafios futuros.


“Enfatizamos a importância do algodão e de toda a sua cadeia produtiva tanto no agronegócio quanto na industrialização. Destacamos os obstáculos que enfrentamos com a concorrência das fibras sintéticas e a importância da produção sustentável e rastreável. Também discutimos as ações estratégicas desenvolvidas em cada um dos temas de trabalho da entidade", pontuou.


O desenvolvimento da cotonicultura brasileira baseia-se na tecnologia e na produtividade. "Apesar de ter uma área de produção 2,5 vezes menor que a dos Estados Unidos, o país consegue produzir cinco vezes mais algodão", destacou Portocarrero. O algodão é um produto versátil, com diversas aplicações. Além da fibra têxtil, utilizada na confecção de roupas, lençóis e outros produtos, o caroço do algodão é aproveitado para a produção de óleo, ração animal e biodiesel.


 A cadeia produtiva do algodão também é a segunda que mais gera empregos no Brasil, com 1,34 milhão de empregos formais e um total de 8 milhões quando consideramos os empregos indiretos e o efeito renda. Portocarrero também ressaltou a importância dessa cadeia para a economia brasileira, enfatizando que a produção de algodão gera renda para milhões de pessoas e contribui para o desenvolvimento do país.


Alma


A iniciativa foi criada em 2018, em parceria entre a Corteva Agriscience, Fia Business School e a Associação Brasileira de Agronegócio (Abag) para mulheres que ocupam cargos no setor, buscando impulsionar seu desenvolvimento como futuras líderes do agronegócio.

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