O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Alexandre Schenkel, foi um dos destaques do São Paulo Cotton Day 2024, realizado na Fazenda Olhos D’Água, em Itaí (SP), no dia 8 de maio. O dia de campo, organizado pela Associação Paulista dos Produtores de Algodão (Appa), uma das nove associadas estaduais da Abrapa, reuniu produtores, pesquisadores e entidades para um dia de debates e imersão em tecnologias e inovações para a cotonicultura.
“O Brasil tem todas as condições para se tornar o líder mundial na produção de algodão. Mas, para isso, precisamos continuar investindo em pesquisa e desenvolvimento, em inovação tecnológica e na profissionalização dos nossos produtores. O São Paulo Cotton Day é um evento importante que contribui para o desenvolvimento da cotonicultura do país”, afirmou Schenkel.
Com o objetivo de disseminar conhecimentos e apresentar as melhores práticas para o manejo da cultura do algodão, o dia de campo ofereceu uma programação completa, incluindo palestras, demonstrações de campo e cases de sucesso. Marcelo Prado apresentou a gestão como diferencial de excelência em propriedades rurais, enquanto Lucilio Alves tratou do recorde de produção e exportações da pluma, discutindo as perspectivas para 2024 e 2025.
Além disso, dois cases de sucesso foram apresentados: um sobre o uso da tecnologia de aplicação para o manejo do bicudo-do-algodoeiro, com Diogo Lemos, e outro sobre o uso de reguladores vegetais na cultura do algodão, com Reinaldo Anastácio. O evento também incluiu uma visita técnica ao campo experimental de cultivares de algodão, na Fazenda Olhos D’Água.
Homenagem
Durante o dia de campo, o presidente da Appa, Thomas Derks, aproveitou a oportunidade para prestar uma homenagem em reconhecimento aos 25 anos de atuação da Abrapa, que foi celebrado no dia 7 de abril. Derks entregou uma placa comemorativa ao presidente Schenkel, destacando a importante contribuição da entidade para o desenvolvimento da produção de algodão no Brasil.
“Estou muito honrado em receber esta homenagem em nome da Abrapa", disse Schenkel. "A Abrapa e a Appa são entidades parceiras, que trabalham juntas para o crescimento do setor algodoeiro brasileiro”, completou.