Voltar

Abrapa realiza VII Workshop de Melhores Práticas de Laboratório de HVI

26 de Abril de 2024

Os gerentes dos 12 laboratórios que compõem o Programa Standard Brasil HVI (SBRHVI), da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), participaram do VII Workshop de Melhores Práticas de Laboratório de HVI, em 26 de abril. Realizado na sede da entidade, em Brasília, o evento foi ministrado pelo consultor Darryl Ernest, especialista no Programa do Algodão do Departamento Norte Americano de Agricultura (USDA). Ernest abordou o protocolo do Programa de Qualidade do Algodão Brasileiro (PQAB) e os desafios associados à classificação instrumental. Esta atividade marca o encerramento da consultoria dele na Abrapa.


“Apesar de recente, o treinamento e a capacitação dos profissionais é um dos motivos de sucesso do Programa de Qualidade do Algodão Brasileiro bem como as demais iniciativas nesse âmbito promovidas pela Abrapa ao longo dos últimos sete anos”, afirmou o gestor do Programa de Qualidade da entidade, Edson Mizoguchi.


O PQAB é a certificação oficial do algodão brasileiro, emitida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que atesta a qualidade do produto. Para Ernest, foi uma oportunidade de interação com todos os gerentes, possibilitando o compartilhamento de ideias e a troca de iniciativas bem-sucedidas. "O encontro nos permitiu colaborar de forma mais eficaz com os laboratórios, possibilitando que eles se preparem para os desafios que surgirão na próxima safra", destacou.


Com os equipamentos HVI em manutenção para o início do próximo ciclo, previsto para o mês de maio, o gerente da Central de Classificação de Fibra de Algodão (Minas Cotton), da Associação Mineira dos Produtores de Algodão (Amipa), Anicésio Resende, disse que “o treinamento foi um momento de preparação para a liderança e que foi apresentado o que há de melhor em qualidade de algodão”.


O aumento da demanda de análise instrumental para a próxima safra já é esperado. “É importante buscarmos melhorias e o controle de processos para passar mais confiabilidade e segurança aos nossos produtores”, afirmou o gerente do Laboratório da Associação Goiana dos Produtores de Algodão (Agopa), Rhudson Assolari.


“Além do protocolo brasileiro, conhecemos melhor como funciona o programa de qualidade dos Estados Unidos com o intuito de melhorar o nosso”, contou o gerente do Centro de Análise de Fibras da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Sergio Brentano, que recebeu a visita do consultor norte-americano nas instalações do laboratório na Bahia.


Já a encarregada do laboratório Petrovina (MT), Cintia Karla de Paula, completou que “a capacitação foi importante para sanar as dúvidas e colher informações das melhores práticas para iniciar as análises da safra 2023-2024.”



Consultoria


De 22 a 25 de abril, o consultor Darryl Ernest realizou uma imersão no mundo do algodão brasileiro, avaliando o protocolo do Programa de Qualidade do Algodão Brasileiro (PQAB), as oportunidades de aprimoramento no Programa Standard Brasil HVI (SBRHVI) e os processos conduzidos pelo Centro Brasileiro de Referência em Análise de Algodão (CBRA). Além de reuniões com a equipe da Abrapa, ele também conheceu o trajeto percorrido pelo produto, desde o campo até o laboratório, ao visitar o Oeste da Bahia.


“Estou muito impressionado com os programas. Todos eles estão fazendo um excelente trabalho, atendendo à indústria algodoeira brasileira e garantindo um fornecimento confiável e de alta qualidade de algodão para o Brasil e para o mundo”, disse Ernest.


Na visão do consultor, a operação realizada pelo CBRA é “impressionante” e a equipe se orgulha do trabalho que realiza, transmitindo isso aos demais laboratórios de classificação no Brasil.


O gestor do programa de Qualidade da entidade, Edson Mizoguchi, afirmou que a avaliação positiva foi muito bem-vinda. “Isso demonstra que o PQAB está no caminho certo.” Ao final da análise, o consultor propôs algumas melhorias que serão discutidas na próxima reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Qualidade da Abrapa.


 

Quer ficar por dentro de tudo
que acontece no Portal Abrapa?

assine nossa newsletter