O diretor executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Marcio Portocarrero, foi convidado a ministrar, nesta quarta-feira, 10 de abril, três aulas especiais no curso de MBA em Gestão de Vendas de Alta Performance no Agronegócio, realizado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP), de Piracicaba (SP). A iniciativa é da empresa John Deere, que contratou o curso na modalidade in company para seus gerentes de concessionárias.
Com um público-alvo composto por profissionais com formação em ciências contábeis, administração, agronomia, marketing, entre outras áreas, Portocarrero abordou o tema "Agronegócio do Algodão", em três tópicos essenciais para a gestão eficiente no setor: contextualização histórica e agronômica do algodão, estratégias do Brasil para conquistar mercados e operações comerciais no mercado interno e externo.
“A evolução do Brasil de maior importador para maior exportador de algodão é um marco significativo na história da cotonicultura brasileira. Antes dependente das importações para suprir sua demanda interna, o país passou por transformações que o levaram a se tornar um dos principais exportadores mundiais da fibra. Outro aspecto importante foi a adoção de práticas sustentáveis, como a utilização de técnicas de manejo ambientalmente corretas e a certificação do nosso algodão, o que agregou valor à fibra brasileira e aumentou sua aceitação nos mercados internacionais mais exigentes”, afirma Portocarrero.
Cada aula teve duração de 50 minutos. A participação do diretor executivo como palestrante reforça a importância da Abrapa no cenário do agronegócio brasileiro, proporcionando aos participantes conhecimentos atualizados sobre o mercado do algodão.