Ao longo do mês de março, diversos estudantes dos cursos da área da Moda e do Design de três regiões brasileiras participaram de encontros promovidos pelo movimento Sou de Algodão, iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa). Nas apresentações, cerca de 285 alunos e docentes dos estados do Centro-Oeste, Sudeste e Sul puderam conhecer mais do movimento e principalmente do 3º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores, concurso de estudantes que vai revelar ainda este ano o novo nome da moda autoral brasileira. Ao todo, a competição já conta com mais de 700 alunos cadastrados.
Os eventos contaram com a apresentação da gestora de relações institucionais do Sou de Algodão, Manami Kawaguchi Torres, e aconteceram nas seguintes instituições: no Istituto Europeo di Design (IED), em São Paulo (SP), no Instituto Federal de Brasília (IFB), em Brasília (DF), na Unicesumar, em Maringá (PA), na UNIVALI, em Balneário Camboriú (SC), e na Universidade de Caxias do Sul (UCS), em Caxias do Sul (RS). Nesta última, a palestra foi marcada pela participação especial do estilista parceiro João Pimenta, que contou sobre suas origens, sua trajetória e seus trabalhos.
Para o coordenador do curso de Moda na UCS, Renan Isoton, o encontro foi muito importante para que todos os estudantes pudessem entender como sustentabilidade, criatividade e planejamento estão correlacionados ao mundo da moda. “Foi um evento incrível, e muito emocionante. Ter a Manami e o João apresentando juntos nos ajudou a perceber como a nossa identidade e origem impactam em nossa criatividade. A palestra agregou muito em nosso curso, muitos alunos se identificaram com a história do estilista e conseguiram ver sentido e aplicação no que a Manami trouxe sobre o algodão”, celebra.
Durante as apresentações, Manami falou um pouco sobre o movimento, o relacionamento e ações com as marcas e estilistas parceiros e também sobre o objetivo de promover uma moda mais consciente e responsável, que traz como matéria-prima central o algodão brasileiro. Além disso, ela não deixou de ressaltar que espera muita diversidade regional entre os finalistas do 3º Desafio com a Casa de Criadores. “O Sou de Algodão acredita que somente a educação é capaz de promover as transformações necessárias para uma moda mais responsável. Estamos animados com os futuros projetos a serem realizados com diversas universidades brasileiras”, declarou Manami.
Como se inscrever no 3º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores
O 3º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores tem como objetivo atrair alunos de graduação e dos cursos técnicos profissionalizantes da área da moda e design, de todas as partes do Brasil. Na edição anterior, o Desafio recebeu mais de 400 inscrições vindas de todas as regiões do país, evidenciando um crescente engajamento com a temática. Os interessados em participar devem realizar as inscrições no portalhttp://www.soudealgodao.com.br/desafio até o dia 30 de abril de 2024, podendo ser projetos individuais ou em duplas. Além disso, os trabalhos poderão ser dos segmentos de moda masculina, feminina, alta costura, prêt à porter, fitness, homewear/loungewear ou streetwear.
Sobre Sou de Algodão
Movimento criado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), em 2016, para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável. Para isso, a iniciativa une e valoriza os profissionais da cadeia produtiva e têxtil, dialogando com o consumidor final com ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas. Outro propósito é informar e democratizar o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos e certifica 82% de toda a produção nacional de algodão.
Abrace este movimento:
Site: www.soudealgodao.com.br
Facebook, Instagram, Youtube, LinkedIn, Pinterest: @soudealgodao
TikTok: @soudealgodao_