Estão abertas as inscrições de trabalhos científicos para a 14ª edição do Congresso Brasileiro do Algodão, que acontecerá em Fortaleza, CE, de 3 a 5 de setembro. Promovido a cada dois anos pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), com apoio científico da Embrapa , o evento é considerado o maior encontro da cadeia produtiva no Brasil. O congresso se destaca pelo reconhecimento e premiação da pesquisa acadêmica de excelência no País.
As inscrições para a categoria de estudantes (graduação e pós-graduação lato sensu e stricto sensu) começam no dia 1º de abril e terminam em 30 de maio. Para as demais áreas temáticas (que incluem pesquisadores, produtores, técnicos de fazenda, consultores, entre outros), o prazo de inscrição é de 1º de abril a 13 de junho. As inscrições deverão ser realizadas por meio de preenchimento de ficha eletrônica disponibilizada no portal do congresso .
Serão aceitos estudos com temas inovadores, criativos e proposição de soluções para problemas enfrentados pela cadeia produtiva do algodão em oito áreas de conhecimento:
I – Produção Vegetal – Fisiologia, Ecofisiologia, Fitotecnia, Nutrição de Plantas e Sistemas de Produção;
II – Agricultura Digital – Agricultura de Precisão e Inteligência Artificial;
III – Colheita/Beneficiamento/Qualidade de Fibra e do Caroço;
IV – Controle de Pragas – Entomologia e Biotecnologia;
V – Fitopatologia e Nematologia;
VI – Matologia e Destruição de Soqueira;
VII – Melhoramento Vegetal e Biotecnologia; e
VIII – Socioeconomia.
Serão premiados os melhores trabalhos nas categorias Estudante de Graduação, Estudante de Pós-Graduação, Áreas Temáticas (pesquisadores de qualquer instituição) e Professor Orientador. Além da participação no 14º CBA, os melhores estudos nas categorias Áreas Temáticas e o Professor Orientador também autorizam bolsas de pesquisas para a safra 2024/2025.