Voltar

Abrapa acompanha auditoria em gráficas que fazem impressão de etiquetas SAI e visita a Avery Dennison

10 de Novembro de 2023

No mês dedicado à preparação do Sistema Abrapa de Identificação (SAI) para a safra 2023-2024, a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) acompanhou, nos dias 6, 7, 8 de novembro, a auditoria de manutenção realizada nas duas gráficas homologadas para impressão de etiquetas SAI e na avaliação de uma terceira. O objetivo é homologar três gráficas para a próxima safra.


Segundo a diretora de relações institucionais da Abrapa, Silmara Ferraresi, essa foi uma semana intensa de atividades voltadas para o SAI. “Nossa meta é adiantar a abertura do sistema, entre fevereiro e março, em contraste com a última safra, que teve início em abril. Além da supervisão das auditorias, também conduzimos a avaliação do material produzido para elaborar nosso planejamento estratégico para o próximo período”, enfatizou.


De acordo com o relatório das duas gráficas que já integram o programa, a GRIF e a IGB, até outubro deste ano foram emitidas 13,3 milhões de etiquetas SAI e outros 274.251 lacres para malas que estão sendo enviadas aos laboratórios para a análise instrumental por alto volume (do tipo High Volume Instrument – HVI).


A expedição das tags é rigorosamente controlada pela Abrapa e a impressão é executada pelas gráficas credenciadas, que passam por um rígido processo de seleção, que inclui a verificação de critérios documentais e auditoria presencial de operação com elevado padrão de qualidade (incluindo ISO 9000), com objetivo de garantir maior assertividade na impressão de etiquetas e lacres, que possuem numeração única e garantem a rastreabilidade do algodão brasileiro.


Codificadas por uma das mais antigas e renomadas empresas do ramo, a GS1 Brasil, a etiqueta SAI permite o acesso a uma série de informações. Ela está inserida no Banco de Dados da Qualidade do Algodão Brasileiro, que integra o Sistema Nacional de Dados do Algodão (Sinda) e os programas Algodão Brasileiro (ABR) e Standard Brasil HVI (SBRHVI).


As etiquetas SAI representam a principal ferramenta para assegurar a rastreabilidade dos fardos de algodão. Elas identificam cada fardo beneficiado com um código único que, além de conter a numeração de série, a prensa e outras informações relevantes, permite que o comprador rastreie a origem do algodão até o laboratório que realizou a análise de HVI e os resultados das características intrínsecas e extrínsecas. As etiquetas são produzidas em três versões distintas: vinil com ilhós, vinil adesivo e bopp adesivo. Essa diferenciação nas versões das etiquetas oferece opções adequadas para diferentes exigências e necessidades de aplicação ao longo da cadeia produtiva do algodão.


Para fechar a rodada de planejamento da safra 2023/2024, na manhã de 09.11, a Abrapa realizou uma visita técnica à fábrica da Avery Dennison, em Vinhedo, para conhecer detalhes da produção e fornecimento dos insumos para a produção das etiquetas SAI, no próximo exercício. Durante a visita, ficou evidente que a maior fornecedora de insumos autoadesivos do mundo, está preparada para o fornecimento da metragem quadrada para abastecimento do programa SAI, seja em vinil ou bopp, nos prazos e quantidades necessárias para operação da próxima safra.


09.11.2023
Imprensa
Catarina Guedes – Assessora de Imprensa
(71) 98881-8064
Monise Centurion – Jornalista Assistente
(17) 99611-8019

Quer ficar por dentro de tudo
que acontece no Portal Abrapa?

assine nossa newsletter