Voltar

Missão brasileira ao Paquistão começa 16 de outubro de 23

Abrapa, Anea e associações estaduais de produtores realizam eventos e visitas a indústrias e governo paquistanês

11 de Outubro de 2023

Uma missão brasileira de produtores rurais e exportadores de algodão chega ao Paquistão na segunda (16.10) para divulgar a produção responsável do País aos clientes paquistaneses. O país asiático é o quarto maior importador de pluma brasileira na safra 2022/23, com 187,89 mil toneladas.


Em três dias, a comitiva formada por representantes da Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa), Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea), Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa), Associação Goiana de Produtores de Algodão (Agopa), Associação Maranhense de Produtores de Algodão (Amapa) e Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores de Algodão (Ampasul) fará visitas a empresas, entidades e órgãos governamentais. “Levaremos aos nossos clientes informações sobre a produção responsável no Brasil, apresentando dados e as nossas tecnologias de produção. Será também uma forma de retribuirmos a visita de industriais paquistaneses durante a Missão Compradores deste ano, no Brasil”, afirma Alexandre Schenkel, presidente da Abrapa.


Em Karachi, já no primeiro dia, haverá visita à indústria Naveena, que produz fios e tecidos, desde 1967. À noite, será realizado o Cotton Brazil Outlook, evento que apresentará aos paquistaneses os dados atualizados da safra de algodão brasileira e as iniciativas de responsabilidade social, ambiental e trabalhista da Abrapa. Serão recepcionados cerca de 50 clientes em uma palestra e jantar de networking.


Na terça (17.10), as visitas ocorrerão na indústria Feroze 1888, um dos principais fabricantes e exportadores mundiais de fios e produtos têxteis especializados, desde 1970. A agenda inclui também a Indus Dyeing & Manufacturing, também em Karachi.


A comitiva brasileira também será recebida pelos representantes da Associação de Fabricantes Têxteis do Paquistão (APTMA) e do Governo da província de Punjab na quarta (18.10), em Lahore. A APTMA é a principal associação de industriais têxteis do Paquistão, representando 396 fabricantes. Também haverá visita à Ellcot Spinning Mills, que opera com maquinários de fiação. À noite, será realizado o segundo evento Cotton Brazil Outlook, com a presença de cerca de 80 clientes. Serão apresentados dados dos principais aspectos do algodão brasileiro, como qualidade, rastreabilidade e sustentabilidade.


Cotton Brazil. A presença consistente do algodão brasileiro no mercado internacional tomou corpo em 2019, quando Abrapa, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex.Brasil) e Anea lançaram o programa Cotton Brazil. A marca representa toda a cadeia produtiva do algodão brasileiro em escala global e prioriza dez países: China, Vietnã, Paquistão, Bangladesh, Coreia do Sul, Indonésia, Índia, Tailândia, Turquia e Egito.


Quer ficar por dentro de tudo
que acontece no Portal Abrapa?

assine nossa newsletter