Lideranças femininas reuniram-se, na última quarta-feira (27), para debater temas como representatividade, moda sustentável e a participação da mulher no agronegócio brasileiro. Organizada pelo movimento Agroligadas Bahia, a 1ª Noite do Algodão ocorreu em Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia, e contou com apoio e participação da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa).
O empoderamento feminino foi um dos pontos destacados pela diretora de Relações Institucionais da entidade, Silmara Ferraresi. “O algodão é uma fibra democrática, que frequenta qualquer lugar e veste qualquer corpo, a gente já está falando da inclusão de mulheres. E, mesmo quando olhamos para a cadeia produtiva do algodão, a estimativa é de que 75% da mão de obra é feminina. Sem contar que o mercado de moda feminina é o maior do setor têxtil. Esse segmento é extremamente significativo para nós e sabemos que ainda há muito espaço para crescer nele”, declarou.
A Bahia, segunda maior produtora da fibra natural no Brasil, e Luís Eduardo Magalhães, foram escolhidos para celebrar este primeiro encontro de lideranças femininas baianas ligadas ao agronegócio. Presente no Estado desde 2020, o movimento Agroligadas chegou ao Oeste baiano para conectar o campo e a cidade, mediante ações nas áreas de comunicação e educação. Formado essencialmente por mulheres, o grupo tem como foco mostrar à população que o agro está presente em todos os momentos. “Somos apaixonadas pelo algodão, e existia a necessidade exatamente por esta região ser grande produtora de algodão de qualidade”, disse a coordenadora do Agroligadas Bahia, Luciane Barheim.
A vice-presidente da Associação Baiana dos produtores de Algodão (Abapa), Alessandra Zanotto, destacou que as mulheres têm conquistado cada vez mais espaço nas decisões do agronegócio devido à forma eficaz como se comunicam e também à facilidade com que se adaptam às novas tecnologias. “As mulheres têm muito a agregar ao espaço de tomada de decisões, levando-se em consideração a velocidade das transformações que vemos no mundo, nos dias de hoje, onde a inovação e a criatividade precisam estar na ponta”, afirmou.
A gerente de Marketng FiberMax Basf, Valeska De Laquila, também participou do evento. A noite foi encerrada com a palestra “O Algodão Além da Pluma”, de Theo Alexandre, estilista e criador da Thear, marca do Centro Oeste, que faz parte do line-up oficial da São Paulo Fashion Week e do Sou de Algodão. Além da Abrapa, o encontro teve apoio da Abapa e do movimento Sou de Algodão, que desde 2016 estimula a moda responsável no Brasil.
28.09.2023
Imprensa Abrapa
Catarina Guedes – Assessora de Imprensa
(71) 98881-8064
Monise Centurion – Jornalista Assistente
(17) 99611-8019