Voltar

Abrapa marca presença na Abertura da Colheita do Algodão na Bahia e Mato Grosso

18 de Agosto de 2023

Nos dias 10 e 17 de agosto, a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) participou do Cotton Summit – Abertura da Colheita do Algodão 2023, que ocorreu, respectivamente, nos municípios de Luís Eduardo Magalhães (BA) e Primavera do Leste (MT), para comemorar a colheita de algodão nos dois estados que mais produzem a fibra natural no país. Cerca de 300 pessoas, entre cotonicultores, técnicos e representantes da Basf (organizadora do evento), participaram dos dois dias de atividades.


A Abrapa é apoiadora oficial do Cotton Summit. O diretor executivo da entidade, Marcio Portocarrero, esteve presente nos dois encontros e participou de um bate-papo com Paulo Hermann, ex-presidente da John Deere, e Fernando Pimentel, presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), sobre o futuro da cotonicultura no país e o cenário mundial.


“A rastreabilidade é a base de tudo. Sem dados para oferecer ao cliente, não existe transparência, comprovação de certificação ou boas práticas. As palavras-chaves hoje na produção de algodão são produtividade, sustentabilidade e governança, ou seja, adotamos o sistema ESG antes de ele se tornar regra de gestão. Somos líderes mundiais na produção de algodão certificado por critérios sociais, ambientais e econômicos, sendo que 82% da nossa produção é certificada”, afirmou o executivo.


Portocarrero ainda explicou que a entidade está se preparando para fazer a migração do protocolo ABR (Programa Algodão Brasileiro Responsável) para a certificação de Agricultura Regenerativa, que é a última tendência mundial. “Nessa estratégia, incluiremos a mitigação de gases do efeito estufa e o monitoramento do carbono gerado e retido pela nossa atividade”, disse.


A gerente de marketing da FiberMax (que é a marca de sementes de algodão da BASF), Valeska De Laquila, ressaltou que o evento foi pensado para reunir toda cadeia do algodão. “Foram debatidos temas relevantes para o setor e as perspectivas do mercado agrícola. Um momento muito importante para discutirmos qual é o papel de cada um, dentro do futuro da cotonicultura, além de falarmos de ESG, agricultura regenerativa e rastreabilidade”, afirmou.


Além da Abrapa, o evento teve apoio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) e da Abit.


Imprensa Abrapa
Catarina Guedes – Assessora de Imprensa
(71) 98881-8064
Monise Centurion – Jornalista Assistente
(17) 99611-8019

Créditos da foto: Carlos Rudiney

Quer ficar por dentro de tudo
que acontece no Portal Abrapa?

assine nossa newsletter