A ApexBrasil marcou presença em Correntina/BA e assinou um Termo de Cooperação para promover o algodão brasileiro para o mundo. Jorge Viana, presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), visitou plantações de algodão na cidade e participou do Dia do Algodão, um evento realizado pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), no sábado, 15 de julho, na Fazenda Panorama do grupo SLC Agrícola.
O Dia do Algodão é considerado o maior encontro relacionado à fibra na região Nordeste e foi sediado na Fazenda Panorama do Grupo SLC Agrícola. Além do presidente da ApexBrasil, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Alexandre Schenkel, também participaram do evento.
O anfitrião e presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Luiz Carlos Bergamaschi, considera o evento extremamente relevante para impulsionar o setor. Bergamaschi explica: 'A diferença é que, ao invés de falarmos apenas sobre temas técnicos, o Dia do Algodão da Abapa expande as discussões para questões muito importantes para o agronegócio do algodão, como mercado, sustentabilidade, qualidade, rastreabilidade, agricultura no futuro e até moda.'
A ApexBrasil esteve presente no evento para assinar um Termo de Compromisso com a Abrapa, sua parceira, com o objetivo de investir na promoção do algodão brasileiro no mercado internacional. A renovação da parceria entre ApexBrasil e a Abrapa terá duração de dois anos.
“Agora, com esse novo convênio com a ApexBrasil, tenho certeza de que conseguiremos promover nosso algodão em conjunto com grandes marcas varejistas do mundo. Isso fará com que nossa pluma seja reconhecida, levando ao consumidor o reconhecimento da sustentabilidade e da rastreabilidade que o algodão brasileiro possui, além de sempre nos preocuparmos com a questão social”, disse Alexandre Schenkel, presidente da Abrapa.
O governador da Bahia também esteve presente e agradeceu a participação da ApexBrasil: 'A presença de Jorge Viana aqui mostra que a Apex será parceira do algodão baiano, o que é muito importante para os produtores e para o nosso estado. Temos um produto de primeira qualidade que o mundo precisa conhecer', afirmou Jerônimo Rodrigues.
Estamos assinando aqui um Termo de Compromisso para um convênio no valor de mais de 10 milhões de reais que serão investidos no trabalho para tornar o Nordeste brasileiro o número 1 do mundo quando o assunto for algodão. Essa é a vontade do presidente Lula, do vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin e de todo o nosso governo. Aqui temos um algodão com rastreabilidade e preocupação ambiental, econômica e social. A Bahia dá o exemplo e nós vamos levar isso para o mundo.
Dia do Algodão
O Dia do Algodão acontece em uma lavoura. O evento atrai produtores de diversos estados do país, representantes da cadeia produtiva, além da comunidade científica e estudantes. É uma oportunidade de adquirir conhecimento, aprender sobre tecnologias e novas formas de manejo para tornar a atividade cada vez mais competitiva e sustentável.
Cotton Brazil
O Projeto setorial entre a ApexBrasil e a Abrapa chama-se Cotton Brazil e visa valorizar o preço médio do produto brasileiro no mercado internacional, reforçando os pilares de qualidade, sustentabilidade e rastreabilidade. Além disso, para o próximo biênio, a ideia é iniciar relacionamento com marcas globais e investir em ações de qualificação e participação de pequenos produtores, sobretudo do Nordeste, e de mulheres na promoção internacional.
Acesso em: https://apexbrasil.com.br/br/pt/conteudo/noticias/Dia-do-algodao-termo-cooperacao-promocao-algodao-brasileiro.html