Voltar

Mais de mil estudantes de moda são impactados pelos Webinars do 3º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores nos primeiros meses de inscrições

Com o objetivo de atrair alunos para a iniciativa que vai revelar novo nome da moda autoral brasileira, as apresentações aconteceram com turmas de 26 universidades brasileiras

30 de Junho de 2023

Entre os meses de maio e junho, o movimento Sou de Algodão promoveu 31 webinars em faculdades públicas e particulares com cursos de moda e design em Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Distrito Federal e Rio Grande do Norte. No total, 1.017 estudantes participaram dos encontros que apresentaram o 3º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores,  que tem como objetivo ter 500 participantes nesta edição. Até o momento, 110 trabalhos estão inscritos.
O professor Dr. Ronaldo Salvador Vasques, do curso de moda da Universidade Estadual de Maringá (UEM), considerou a iniciativa indispensável aos estudantes. ""A parceria Sou de Algodão + Casa de Criadores é indiscutivelmente o melhor concurso para designers de moda. É fundamental para formação e conhecimento sobre a área da moda, desde a escolha dos tecidos até o processo de criação da roupa. As escolas de moda do Brasil agradecem por essa iniciativa"", explica.
A gestora de relações institucionais do Sou de Algodão, Manami Kawaguchi, foi quem conduziu as conversas durante os webinars. Além de apresentar o movimento Sou de Algodão e a Casa de Criadores, ela iniciou uma discussão sobre a relação do público com o consumo responsável na moda, abordando desde a origem da produção até o produto final.
O ponto alto dos webinars foi o conteúdo relacionado ao 3º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores, que tem como intuito atrair estudantes dos cursos de moda e criação de todo o Brasil e descobrir novos talentos para o mercado. Na edição passada, a competição reuniu mais de 400 trabalhos inscritos de todas as regiões do país.
Nesta, a grande final terá dois finalistas por região. O propósito é dar visibilidade, cada vez mais, para estudantes de moda de todo o país. O grande vencedor do 3º Desafio entrará para line-up oficial da Casa de Criadores e deverá desfilar uma coleção na 56ª edição do referido evento, a ser realizado no primeiro semestre de 2025. Além disso, o movimento Sou de Algodão pagará um prêmio no valor de até R$ 30.000,00 (trinta mil reais). O segundo e terceiro colocados ganharão 100 e 50 metros de tecido, respectivamente, fornecidos por tecelagens e malharias parceiras do Movimento Sou de Algodão. O professor orientador do aluno vencedor receberá o valor de R$ 10.000,00 líquidos, como Bolsa Orientação.
Como se inscrever
Os interessados em participar devem realizar as inscrições no portalhttp://www.soudealgodao.com.br/desafio até o dia 30 de abril de 2024, podendo ser projetos individuais ou em duplas. Os trabalhos envolvem a criação de 6 looks completos - 2 looks obrigatoriamente em jeans ou brim -, que tenham pelo menos 70% de algodão em sua composição. Além disso, poderão ser dos segmentos de moda masculina, feminina, alta costura, prêt à porter, fitness, homewear/loungewear ou streetwear.
Sobre Sou de Algodão
É um movimento único no Brasil que nasceu em 2016 para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável. Para isso, a iniciativa une e valoriza os profissionais da cadeia do algodão, dialogando com o consumidor final com ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas. Outro propósito é informar e democratizar o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos, representando 42% de toda a produção mundial de algodão sustentável.

Abrace este movimento:
Site:www.soudealgodao.com.br
Facebook, Instagram, Youtube, LinkedIn e Pinterest: @soudealgodao



"

Quer ficar por dentro de tudo
que acontece no Portal Abrapa?

assine nossa newsletter