Voltar

Plano Nacional de Fertilizantes será tratado como prioridade pelo Mapa

16 de Junho de 2023

Integrantes da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Insumos Agropecuários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apresentaram, por videoconferência, nesta quinta-feira (15), informações sobre tributos que, atualmente, incidem sobre os insumos agrícolas. Eles também mostraram projeções e cenários para o agronegócio brasileiro. Segundo os membros do órgão, o Plano Nacional de Fertilizantes será tratado como prioridade pelo governo federal.

“O Plano de Fertilizantes teve alteração de alguns nomes do Ministério da Agricultura, que foram repostos, e, com isso, será retomado e tratado com prioridade, sem perda de continuidade”, afirma o presidente da Câmara, Arlindo Moura, que também é ex-presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e membro do Conselho Consultivo da entidade dos cotonicultores.

Reduzir a dependência brasileira por fertilizantes importados - de 80% para 50%, até 2050 - é o desafio do Plano Nacional de Fertilizantes, que vem sendo trabalhado pela Câmara Técnica de Insumos Agropecuários (CTIA), desde 2008. Com o início da Guerra na Ucrânia, em 2022, os esforços intensificaram-se. Segundo o ex-presidente da Abrapa, houve redução significativa no preço de fertilizantes, mas o nível ainda não retornou ao patamar de 2020.

Além do plano, outros assuntos foram abordados na reunião. Em relação aos defensivos agrícolas, os integrantes da Câmara Setorial apresentaram dados demonstrando que os preços também tiveram redução, porém os percentuais de queda foram menores que os registrados nos fertilizantes.  Na área de máquinas agrícolas, o mercado começa a apresentar equipamentos em estoque, para entrega imediata, sem alteração brusca de preço. “No que diz respeito ao preço das sementes, não houve redução, em função do custo de referência alto, na safra 2022-2023”, afirmou o presidente da Câmara Setorial. Moura ainda explicou que a relação de troca, apesar da redução dos preços das commodities, está favorável em comparação à última safra.

As reuniões da Câmara Temática de Insumos Agropecuários têm como objetivo discutir o cenário de mercado e o atendimento das demandas de fornecimentos. O órgão envolve nove ministérios e é composto por representantes das cadeias produtivas, sobretudo do setor de insumos, como importadores e distribuidores.

16.06.2023
Imprensa Abrapa
Catarina Guedes – Assessora de Imprensa
(71) 98881-8064
Monise Centurion – Jornalista Assistente
(17) 99611-8019


 

Quer ficar por dentro de tudo
que acontece no Portal Abrapa?

assine nossa newsletter