Destaque da Semana – Nesta quinta (15) e sexta (16) ocorreu a 13ª edição da Conferência Internacional de Algodão da China (CICC), o maior evento do setor na China e um dos maiores do mundo.
Algodão em NY - Referência para a safra 2022/23, o contrato Dez/23 era cotado a 79,60 U$c/lp (-2,7%) e o Dez/24 a 77,84 (+2,0%) para a safra 2023/24.
Basis Ásia (15/06), o Basis médio do algodão brasileiro posto Leste da Ásia: 821 pts para embarque próximo (Middling 1-1/8"" (31-3-36), fonte Cotlook).
Altistas 1 – Hoje na conferência de algodão na China, palestrantes foram enfáticos ao afirmar que a safra americana está longe de estar definida, apesar das boas chuvas recentes. 81% do plantio foi finalizado.
Altistas 2 – Apesar de 40% da produção dos EUA vir da região Sudoeste do país (onde fica o Texas), a região responde por 80% das variações de produção, devido às incertezas climáticas históricas.
Altistas 3 – No evento, representante do USDA justificou aumento do consumo global este ano afirmando que os EUA continuarão crescendo (“soft landing”) e a reabertura Chinesa continuará impactando positivamente.
Altistas 4 – O USDA também mostrou que a relação de preço algodão x poliéster melhorou significativamente nos últimos meses, favorecendo consumo de algodão.
Baixistas 1 – Ainda no evento na China, a Cotlook trouxe números pouco animadores da demanda no curto prazo, com falta de confiança por parte das fiações devido à fraca demanda do varejo.
Baixistas 2 – Vendas semanais de exportação dos EUA caíram 79% em relação à semana anterior. 70% das compras foram feitas pela China.
Baixistas 3 – De acordo com o Monitor de Secas oficial dos EUA, as condições de seca nas regiões de algodão mostram uma melhora significativa em relação ao ano passado.
Baixistas 4 – Em termos macroeconômicos, o Federal Reserve manteve as taxas de juros (dizendo que pode voltar a aumentar) e o Banco Central Europeu (BCE) optou por elevar a taxa de juros.
China 1 - Na Conferência Internacional de Algodão da China (CICC), o Diretor de Relações Internacionais da Abrapa, Marcelo Duarte, foi um dos palestrantes no painel de mercado, juntamente com USDA, Cotlook, LDC e Cotton USA.
China 2 - A participação da Abrapa reforça a presença do Brasil na Ásia em um momento em que a China, maior produtor mundial de algodão, deve colher uma safra 10% menor que no ano anterior. É a terceira missão ao país apenas neste 1º semestre de 2023.
China 3 - Na conferência, a China Cotton Association apresentou seu programa de certificação socioambiental, chamado CCSD Cotton.
China 4 - O programa CCSD Cotton começou a ser planejado após a certificadora internacional Better Cotton suspender suas atividades na China, devido a denúncias de trabalho escravo na região em 2020.
Holanda 1 - A Abrapa participa da Better Cotton Conference, em Amsterdã, nos dias 21 e 22 de junho. A entidade opera um acordo de benchmarking com a Better Cotton, que qualifica todo algodão certificado pelo ABR da Abrapa como Better Cotton.
Holanda 2 - O presidente da Abrapa, Alexandre Schenkel, lidera o grupo que participará do evento do Better Cotton e de outras reuniões com varejistas internacionais na Europa.
Agenda 1 - Nesta segunda (19), é feriado nacional nos Estados Unidos.
Agenda 2 - Na sexta (30/6) será publicada nova estimativa de área plantada nos EUA. A última pesquisa de área plantada foi divulgada 31/3.
Exportações – De acordo com dados do MDIC, o Brasil exportou 23,1 mil tons de algodão até a segunda semana de maio/23. A média diária de embarque foi 28,9% superior quando comparado a junho/22.
Safra 2022/23 - A Conab elevou em 77 mil toneladas a estimativa de produção de algodão. De acordo com o 9º levantamento da safra 2022/23, divulgado nessa semana (13/06), a área plantada de algodão é estimada em 1,636 milhão de hectare (+2,2%) e a produção de pluma em 2,98 (+16,6%).
Colheita 2022/23 - Até o dia 16/06 foram colhidos: BA (3,8%), GO (9,89%), MG (13%), MS (1,79%);PR (75%), SP (48%). Os estados de MT, MA e PI tem previsão para iniciar a colheita na próxima semana. Total Brasil: 1,85 % colhido.
Este boletim é produzido pelo Cotton Brazil, programa da Abrapa. Contato: cottonbrazil@cottonbrazil.com