O programa Cotton Brazil, que promove internacionalmente o algodão brasileiro, está na China com o intuito de ampliar a parceria comercial e técnica com o país.
A Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa) realiza uma série de ações que vão até o dia 28 de março em solo chinês e que culminam com a visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A divulgação do Programa de Qualidade do Algodão Brasileiro, coordenado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e pela associação, também será apresentado durante o evento.
“No ano passado, tínhamos várias iniciativas planejadas para a China, mas devido à pandemia, o país manteve-se fechado. Agora, queremos intensificar os negócios e divulgar como funciona o programa oficial de classificação”, afirma o presidente da Abrapa, Alexandre Schenkel.
Nesta quinta-feira (23), o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, participou da abertura da Cotton Industry Development Conference 2023, um dos maiores eventos do mercado de algodão na China.
Fávaro ressaltou a excelência do algodão brasileiro e declarou que a produção está pronta para atender à expansão da indústria têxtil da China.
O ministro Carlos Fávaro ressaltou que a produção de algodão brasileiro deve atender às demandas da China — Foto: Mateus Bonomi
Na próxima segunda-feira (27), a equipe da Abrapa deve se encontrar com o ministro da Agricultura e a comitiva brasileira que acompanhará o presidente Lula para apresentar para os representantes dos setores privado e público chinês como funciona o Programa de Qualidade do Algodão Brasileiro.
A Cotton Industry Development Conference 2023 deve reunir 500 empresas do setor têxtil chinês. Outros três eventos serão organizados pelo programa no país em abril, nas cidades de Xangai, Zhengzhou e Pequim. Eles farão parte da missão internacional da Abrapa que levará produtores e exportadores brasileiros para intercâmbio comercial com o mercado têxtil chinês e sul-coreano.
Grandes parceiros
A China é, desde 2009, o maior parceiro comercial do Brasil e uma das principais origens de investimentos em território brasileiro. Em 2022, o comércio entre os países atingiu recorde de US$ 150,5 bilhões, segundo o governo federal.
No caso do algodão, a pluma foi o segundo produto da agropecuária mais exportado para os chineses em 2022, ficando atrás apenas da soja. Em dez anos, a importação de algodão brasileiro pela China aumentou 47,13%, e, hoje, o país é o maior comprador da pluma brasileira.