A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) participou da sétima edição do Congresso Internacional Abit 2022, nesta quinta-feira (3), no Minas Centro, em Belo Horizonte (MG). Este ano, o evento traz como tema "Estratégias para um futuro mais sustentável" e volta à forma presencial. Júlio Cézar Busato, presidente da Abrapa, foi palestrante no painel sobre Sustentabilidade e Economia Circular. O foco da sua abordagem foi a moda sustentável e Busato trouxe aos participantes as ações desenvolvidas pela cotonicultura brasileira com o intuito de disponibilizar uma fibra de qualidade e responsável ambientalmente para o mercado. O evento encerra na sexta-feira (4).
Ele discorreu sobre o programa nacional de melhoria da fibra, os investimentos em inovação e biotecnologia, sobre as ações executadas de promoção da pluma nos mercados interno e externo, e detalhou o trabalho, coordenado pela Abrapa, no processo de rastreabilidade e certificação socioambiental. Apresentou aos participantes o Sou ABR, a primeira iniciativa em larga escala na indústria têxtil brasileira, que rastreia toda a cadeia produtiva de uma peça de roupa com o algodão certificado ABR.
Cenário promissor
Dados da associação mostram que, hoje, o Brasil detém a maior produtividade/ha em algodão de sequeiro – 1800 kg de fibra/ha, EUA 918 Kg/ha, Índia 460 Kg/ha. Isso foi possível devido às ações de planejamento da cadeia e ao apoio dos cotonicultores na produção e no beneficiamento eficientes. Hoje, o Brasil é o quarto maior produtor de algodão do mundo e o segundo maior exportador. Em dez anos, o desafio será alcançar a liderança em vendas externas.
Também participaram das discussões no painel, Emily Ewell (Pantys), Roberto Muñoz Garcia (Jeanologia) e Tiago Marchi (Suzano). Ao todo, serão seis painéis na conferência: Inteligência Competitiva, Mercado, Tecnologia, Talentos, Políticas Públicas e Investimentos, Sustentabilidade e Economia Circular, e cada um com a participação de três a quatro palestrantes e um moderador.
Durante os dois dias de atividades, empresários de toda a cadeia de produção e distribuição do setor, especialistas e formadores de opinião do Brasil e do mundo debatem as estratégias para um futuro ambientalmente mais sustentável. Desde 2016, a Abit realiza o evento.
"Temos uma oportunidade ímpar para trocar ideias, compartilhar informações e experiências, fazer negócios e trabalhar unidos para o desenvolvimento do nosso setor", destacou o presidente da Abit, Fernando Pimentel.