- Destaque da Semana –Mais uma semana de volatilidade, com notícias de chuva no Texas, seca no Brasil, calor extremo no Sul da Ásia e continuidade das incertezas econômicas no mercado global
- Algodão em NY – O contrato Jul/22 fechou ontem a 140,61 U$c/lp (-4,80%). Referência para a safra 2021/22, o contrato Dez/22 era cotado a 124,33 U$c/lp (-3,03%) e o Dez/23 a 96,19 U$c/lp (-1,62%) para a safra 2022/23.
- Preços - Ontem (26/05), o algodão brasileiro estava cotado a 164,75 U$c/lp (+50 pts) para embarque em Jun-Jul/22 (Middling 1-1/8" (31-3-36) posto Ásia, fonte Cotlook). Para o embarque Out-Nov/22: 142,75 U$c/lp (-475 pts).
- Altistas 1 - O contrato Jul/22 continua suportado pelo alto número de contratos a fixar pelas fiações.
- Altistas 2 - Problemas climáticos na maioria das regiões produtoras (agora também no Brasil) e também altos preços dos fertilizantes colocam dúvidas sobre a oferta de algodão.
- Baixistas 1 – Chuvas esta semana no Oeste e Sul do Texas deram esperança aos produtores, permitindo o plantio em muitas áreas. No entanto, informações de campo indicam que muitas áreas não receberam precipitação e a situação ainda é grave.
- Baixistas 2 – Após agências preverem que a China deve crescer menos que os EUA este ano, pela primeira vez desde 1976, mais números negativos de desempenho econômico foram publicados nesta semana no país.
- Cotton Brazil - Na próxima semana, uma delegação de produtores (Abrapa) e exportadores (Anea) realiza uma missão comercial à Indonésia, Tailândia e Bangladesh. A agenda inclui visitas a fiações, reuniões com entidades e eventos “Cotton Days”.
- China 1 - O governo Chinês está planejando injetar mais de US$ 5 trilhões para estimular a economia neste ano. A medida, entretanto, é vista como pouco eficaz caso as restrições da política de Covid Zero persistam.
- China 2 - Xangai lentamente sai do lockdown completo. Algumas escolas voltaram a abrir após três meses. Em Pequim e outras cidades, permanecem muitas incertezas e insegurança.
- China 3 - Em abril, a China importou 173,2 mil tons de algodão, -15,2% em relação ao mês anterior e -24,80% em relação ao ano anterior. Os EUA foram a principal origem (77%), seguidos do Brasil (14,5%).
- China 4 - Os números refletem redução na demanda recente da China. Um dos grandes indicadores da falta de competitividade do algodão importado no país é a diferença de preço: hoje, está 28 centavos de dólar por libra-peso mais caro que o algodão doméstico para as fiações.
- Índia 1 - A baixa tecnologia aplicada na produção de algodão na Índia está em pauta neste momento de altos preços e pouca disponibilidade de algodão no mercado local. A produtividade é inferior a 470kg de pluma por ha.
- Índia 2 - Algodão transgênico foi liberado no país em 2002 e contribuiu para aumento de 90% na produtividade. Mas alegações de perda de eficiência e discussão sobre valor de royalties fizeram com que as empresas de biotecnologia optassem por não lançar novos eventos na Índia.
- Paquistão - Apesar da escassez de água e do calor excessivo, produtores paquistaneses estão empenhados em continuar com o plantio, que segue em ritmo um pouco maior que ano passado. Os preços altos são o grande incentivo para os cotonicultores.
- Plantio 1 - Nos EUA, até o último domingo (22) 54% da área tinha sido plantada, aumento de 17% na semana. Média de cinco anos é 51%.
- Plantio 2 - Na China, onde o plantio em Xinjiang começou em abril, há relatos de replantio em algumas áreas. No Norte da Índia, boas chuvas na semana suavizaram o extremo calor.
- Agenda - Segunda-feira (30/Maio) é feriado de Memorial Day nos EUA, portanto os mercados estarão fechados.
- Exportações - De acordo com dados do Ministério da Economia, o Brasil exportou 49,66 mil tons de algodão nas três primeiras semanas de maio/22. A média diária de embarque é 39,7% inferior quando comparado com mai/21.
- Safra 2022 - Anea divulgou nesta semana projeção de 2,6 milhões de toneladas de algodão para a safra 2022 em comparação aos 2,75 milhões de toneladas da projeção anterior. Efeito da seca na Bahia e em Mato Grosso.
- Colheita 2021/22 - Até ontem (26/05): GO (1,6%); MS: (2%); PR (89%); SP (39%). Total Brasil: 0,8% colhido. Na Bahia, é a partir desta semana que a colheita avança em maiores áreas.
- Preços - Consulte tabela abaixo ⬇