Voltar

Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa com as principais notícias do mundo do algodão

ALGODÃO PELO MUNDO #14/2022

22 de Abril de 2022

- Destaque da Semana – Depois de registrar máximas do contrato na última sexta, a semana foi de correções. Relatório do FMI mostra desaceleração global. Seca continua grave nos EUA.


- Algodão em NY – O contrato Jul/22 fechou ontem a 137,9 U$c/lp (-2,1%). O contrato Dez/22 fechou em 120,2 U$c/lp (-1,7%), enquanto Dez/23: 92,3 U$c/lp (-0,4%)


- Preços - Ontem (21/04), o algodão brasileiro estava cotado a 158,5 U$c/lp (-275 pts) para embarque em Mai-Jun/22 (Middling 1-1/8" (31-3-36) posto Ásia, fonte Cotlook). Para o embarque Out-Nov/22, o indicador era 138,25 U$c/lp (-100 pts).


- Altistas 1 - Previsão para os próximos cinco dias no oeste do Texas é de baixa probabilidade de chuvas. A projeção dos próximos 14 dias mantém o cenário de precipitação abaixo do normal e temperatura alta nos EUA.


- Altistas 2 - A seca, no entanto, não se restringe ao Texas. De acordo com o USDA, cerca de 55% da área produtora de algodão nos EUA está em locais com situação de seca.


- Baixistas 1 – O FMI divulgou novas projeções de crescimento global esta semana. Segundo o órgão, a situação da economia mundial piorou desde o último relatório do órgão, em janeiro. A previsão é de crescimento de 3,6% este ano, -0,8% do que a estimativa anterior.


- Baixistas 2 – Segundo a consultoria Cotlook, a relação de troca entre algodão e fios de algodão continua desfavorável às fiações.


- Plantio 1 - No Paquistão, apesar da escassez de água em algumas regiões, o plantio segue em bom ritmo. Na China, onde o plantio deve terminar nas próximas semanas, o algodão está emergindo bem.


- Plantio 2 - Nos EUA, 10% da área está semeada (+2% em uma semana). Na safra passada, o número era um pouco maior (11%), mas está acima da média de cinco anos (9%).


- Índia - A suspensão do imposto sobre importação de algodão até 30 de setembro impactou o mercado de fiações na Índia. Números divulgados ontem mostram a Índia como maior compradora de algodão dos EUA na semana.


- China – A China Cotton Association divulgou que o consumo de algodão em 21/22 na China deve ser 290 mil toneladas menor do que a previsão feita no mês passado pela associação.


- Qualidade 1 – Em sequência às ações de implementação do Programa Oficial de Certificação de Qualidade do Algodão Brasileiro, auditores fiscais federais agropecuários do Mapa e técnicos da Abrapa estiveram esta semana em treinamento no ICA Bremen, na Alemanha.


- Qualidade 2 – O ICA Bremen é o centro global de testagem, pesquisas de qualidade e certificação de laboratórios de algodão. O laboratório central da Abrapa já é certificado pelo ICA Bremen.


- Qualidade 3 – A Abrapa é a entidade acreditada pelo Mapa para o programa oficial de certificação de qualidade, que começará em fase piloto na safra 2022.


- Qualidade 4 – O objetivo da Abrapa e do Mapa é agregar valor ao algodão brasileiro, implementando melhorias no processo de classificação instrumental e fornecendo certificados oficiais aos clientes internacionais.


- Exportações 1 - O Brasil exportou 70,3 mil tons de algodão nas três primeiras semanas de abr/22. A média diária de embarque é 20,6% inferior quando comparada a abr/21.


- Exportações 2 - A Anea mantém a estimativa de exportação de 2,05 milhões de tons de pluma de algodão para 2022 (ano civil). Alta de 1,7% com relação a 2021 (publicação abril/22).


- Preços - Consulte tabela abaixo ⬇


WhatsApp Image 2022-04-22 at 11.00.47.jpeg


Este boletim é produzido pelo Cotton Brazil, programa da Abrapa. Contato: cottonbrazil@cottonbrazil.com

Quer ficar por dentro de tudo
que acontece no Portal Abrapa?

assine nossa newsletter