O consumidor está procurando por roupas produzidas com responsabilidade, transparência e de marcas que sejam conscientes. Essas são as premissas do Movimento Sou de Algodão, iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), que valoriza a fibra natural, confortável, estilosa e versátil. O movimento conta com a participação de empresas de moda, estilistas, artesãos, fiações, tecelagens e malharias como parceiros e teve a adesão, no último mês, de 40 novos parceiros, totalizando 905 marcas. Os destaques em março foram Pernambucanas, Malwee Kids, Carinhoso e Enfim, que fazem parte do Grupo Malwee, e Ateliê Mão de Mãe e Meninos Rei, estilistas que iniciaram carreira na São Paulo Fashion Week, por meio do Projeto Sankofa, e estão no line-up oficial do evento.
Os grandes nomes das semanas de moda sempre fizeram parte do Sou de Algodão, assim como os próprios eventos. “Quando criamos o movimento, queríamos alcançar as pessoas que influenciam e levam a nossa fibra para o consumidor, para o setor têxtil e para os produtores de moda. Por isso, fizemos o nosso lançamento no São Paulo Fashion Week, em 2016, com embaixadores como Paulo Borges, Alexandre Herchcovitch e Martha Medeiros, que nos ajudaram a conectar o algodão ao universo afetivo do público”, explica Júlio Cézar Busato, produtor e presidente da Abrapa.
A parceria se torna essencial, para esse grupo, porque as marcas parceiras se unem com o propósito de promover a moda responsável e o consumo consciente, e passam essa mensagem ao consumidor. Além disso, elas podem conhecer outras empresas parceiras do movimento, como tecelagens, malharias, fiações, outras confecções e até mesmo artesãos para fabricarem acessórios que contam histórias.
Os estilistas ganham visibilidade dentro do movimento, e também podem ser convidados para desenvolver looks para ações do Movimento Sou de Algodão. Esse é o caso do editorial de moda exclusivo com modelos trans e travestis, realizado em junho de 2021, com looks desenhados pelos estilistas das marcas Assumpta e Ateliê Fomenta, além de Dário Mittmann, Mateus Cardoso, Rodrigo Evangelista e Patrick Langkammer, todos lançados no 1º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores.
Já a alta procura pelo algodão vinda de grandes varejistas, como Pernambucanas e Malwee, se explica pelos atributos da fibra, que é confortável, suave, natural e responsável. As duas possuem as ideias alinhadas com o movimento e com a Abrapa, que englobam boas práticas ambientais, sociais e econômicas. Além disso, as empresas trabalham com a fibra em suas confecções: a Malwee utiliza 76% da matéria-prima na produção de roupas, e a Pernambucanas em peças jeans.
Pequenas ou grandes empresas, todas se transformam em apenas uma, já que o Sou de Algodão atrai, agrega valor e envolve marcas de todos os tamanhos, unidas pela fibra. Para conferir todas as marcas que se juntaram ao Movimento, até agora, é só acessar o site.
Grandes varejistas e estilistas do SPFW são os novos parceiros do Movimento Sou de Algodão
A busca, cada vez maior, pela produção de peças com a fibra natural está ganhando espaço no mercado da moda
20 de Abril de 2022