Voltar

Programa ABR já está aberto para adesões

Certificação socioambiental deve ser renovada a cada safra

08 de Fevereiro de 2022

Começou a temporada de adesão ao programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR) para a safra 2021/ 2022. Executado pela Abrapa através das associações estaduais, em benchmark com a Better Cotton (BCI), o programa atesta o compromisso das unidades produtivas com a sustentabilidade. A certificação deve ser renovada anualmente.



O ABR promove a gestão sustentável das fazendas por meio da evolução progressiva de boas práticas sociais, ambientais e econômicas. Na atual temporada, o protocolo de certificação foi atualizado, de forma a atender à renovação do benchmark com a Better Cotton e à nova redação da Norma Regulamentadora - NR 31, que estabelece os preceitos a serem observados na organização e no ambiente de trabalho rural.



A renovação da parceria com a BCI ampliou o incentivo a boas práticas agrícolas, como o compromisso do uso eficiente dos defensivos agrícolas e a implementação de boas práticas de manejo do solo para manter e melhorar a estrutura e a fertilidade e os ciclos de nutrientes. Também foi incluída a responsabilidade de utilização da plataforma e manutenção dos recibos de vendas e transações de Better Cotton.



Já a nova redação da NR 31 -  estabelecida pela Portaria SEPRT 22.677, de 22/10/2020, que entrou em vigor no dia 27 de outubro de 2021 - exigiu a revisão dos itens de Segurança, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente do Trabalho, previstos no Critério 6 do protocolo ABR.  Entre as novidades, está a possibilidade de realização de treinamentos e capacitações à distância e a criação do Programa de Gerenciamento de Risco no Trabalho Rural (PGRTR), incluindo os requisitos legais de prevenção de acidentes do trabalho e a Gestão de Saúde Ocupacional previstos no Inventário de Riscos do PGRTR.



A revisão também amplia a responsabilidade sobre gestão de máquinas, equipamentos e implementos - os itens relacionados ao uso foram adequados e passíveis de serem geridos no PGRTR. Estabelece, ainda, novos requisitos legais específicos com relação às áreas de vivência, instalações sanitárias, local para refeição, alojamento, lavanderia e área de lazer, entre outras atualizações.



Com as atualizações, a lista de Verificação para Certificação da Propriedade (VCP) passa a contar com 183 itens, organizados em 8 critérios:



Critério 1. Contrato de Trabalho


Critério 2. Proibição de Trabalho Infantil


Critério3. Proibição de Trabalho Análogo a Escravo


Critério 4. Liberdade de Associação Sindical


Critério 5. Proibição de Discriminação de Pessoas


Critério 6. Segurança, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente do Trabalho (NR31)


Critério 7. Desempenho Ambiental


Critério 8. Boas Práticas Agrícolas



Todas as fazendas/ produtores que aderem ao programa ABR passam pelo processo de auditoria externa conduzido por um órgão certificador independente, reconhecido internacionalmente.

Quer ficar por dentro de tudo
que acontece no Portal Abrapa?

assine nossa newsletter