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Movimento Sou de Algodão participa de mais uma edição do São Paulo Fashion Week

O movimento apoiará projetos e desfiles que contam com a presença do algodão nas peças, além de ajudar a gerar networking entre estilistas, tecelagens e malharias

19 de Novembro de 2021

O Movimento Sou de Algodão, iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), está presente no São Paulo Fashion Week (SPFW) N52, que acontecerá entre os dias 16 e 21 de novembro de 2021. Por causa da redução nos números de casos e mortes por COVID-19, devido ao avanço da vacinação no estado, o governo liberou evento com 100% de público. Essa conquista traz novas perspectivas para eventos como o SPFW, e o Sou de Algodão marca presença, nesta que será uma edição phygital, em várias ativações, incluindo desfiles presenciais e apresentações virtuais de estilistas parceiros




A história entre Sou de Algodão e SPFW nasceu na 42ª edição da principal semana de moda da América Latina. Essa estratégia foi utilizada para chamar a atenção do público para o algodão que está presente e é importante na indústria e economia do país, que é o quarto maior produtor do mundo. "Precisávamos alcançar as pessoas que influenciam e levam a nossa fibra para o consumidor, para o setor têxtil e para os produtores de moda. Temos nomes de peso como Paulo Borges, Alexandre Herchcovitch e Martha Medeiros que nos ajudaram a conectar o algodão e o universo afetivo do público", explica Júlio Cézar Busato, presidente da Abrapa.




O movimento continuou marcando presença no evento e nos desfiles, sendo um dos destaques na edição N46 com João Pimenta e sua coleção 100% em algodão. Os looks foram feitos com tecidos de nove marcas parceiras do movimento, mostrando que a moda confeccionada com a fibra tem estilo, elegância e conforto. Na edição 48, os estilistas parceiros, que fazem parte do line up do SPFW, Ângela Brito e Isaac Silva, e os veteranos João Pimenta e Reinaldo Lourenço, criaram estampas exclusivas para as camisetas distribuídas a convidados especiais de seus desfiles e a um público adicional de personalidades, inspiradas no capulho, chamando a atenção de todos para a importância do algodão para a moda brasileira.




Na edição de 2021, o movimento irá apoiar o Sankofa, projeto com estilistas pretos, no qual cinco, dos sete estilistas, receberam o apoio de três das marcas parceiras, sendo duas tecelagens, Teray Têxtil e G. Vallone, e uma malharia, AN Têxtil, do grupo Elian. Essa iniciativa tem como objetivo aproximar os estilistas das tecelagens parceiras e incentivar o uso do algodão na produção dos looks da coleção apresentada, pela primeira vez, em desfile presencial, no evento.




Além disso, Sou de Algodão está apoiando dois projetos no Regeneração, que foi lançado na edição N51 do SPFW, e visa estimular parcerias e trazer a potência empreendedora da união de diferentes repertórios, culturas e conhecimentos, em cinco eixos: origem, diversidade e inclusão, protagonismo feminino, sustentabilidade e inovação.




Os projetos são Munira, de Salvador/BA, que é um coletivo de mulheres baianas que expressam, por meio da moda, o resgate e autoestima, se inspirando em tendências produzidas por comunidades negras ao longo da história, quebrando estereótipos da "moda afro", e a Moda Contemporânea Mineira, uma plataforma aberta e colaborativa para desenvolvimento e propulsão de marcas e profissionais de moda, estimulando a cultura da diversidade, inclusão e sustentabilidade, combate a violência de gênero, etarismo, gordofobia, LGBTQIA+fobia, racismo e preservação da sabedoria popular da artesania aplicada a roupa, como bordado, corte, costura, crochê entre outros.




Ronaldo Silvestre também tem apoio do Movimento. O algodão é a fibra preferida do estilista, que faz uso de resíduos têxteis na elaboração de suas coleções, e traz a inclusão social e o empoderamento feminino na produção de seus looks e por meio do Instituto ITI. “Em minhas coleções procuro transmitir as metáforas da minha vida e as minhas percepções sobre o mundo, além dos meus valores e dos meus processos criativos, que envolvem a sustentabilidade dos tecidos, do corte e da modelagem”, comenta Ronaldo. Outros estilistas parceiros também estarão presentes nesta edição, como ÃO, Anacê, Angela Brito, Another Place, Isaac Silva, João Pimenta, Ponto Firme, Rocio Canvas e Weider Silveiro.

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