Voltar

QR Code vai mostrar a origem do algodão nas roupas

13 de Outubro de 2021

QR Code vai mostrar a origem do algodão nas roupas


Projeto da Abrapa vai exibir informações sobre a matéria-prima desde o plantio



A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) lança nesta quinta-feira, 7, o programa SouABR (sigla para Algodão Brasileiro Responsável). Com o apoio da marca carioca Reserva e da rede varejista Renner, a iniciativa que marca o Dia Mundial do Algodão permite o rastreio de toda a cadeia produtiva. As informações vão desde o plantio no campo até o produto final feito com matéria-prima certificada na vitrine da loja. Elas podem ser acessadas através de um QR Code presente na etiqueta das roupas.



"Agora, todos os nossos clientes terão peças totalmente rastreáveis da semente ao guarda-roupa", explica Rony Meisler, CEO da AR&Co, controladora da Reserva. "Por meio de um QR Code, será possível saber quem produziu o algodão que fez aquele produto até ele chegar às mãos do consumidor".



O selo conferido garante o cumprimento de 178 critérios relacionados à preservação ambiental e ao atendimento das legislações trabalhistas. De acordo com a Abrapa, o algodão certificado ABR representa atualmente 81% de toda a produção nacional.



Em entrevista concedida à Edição 76 da Revista Oeste, o presidente da associação, Júlio Cézar Busato, alertou sobre os cuidados socioambientais que devem nortear o setor. "A cultura do algodão tem de ser rentável para aqueles que trabalham em toda a cadeia produtiva", explicou Busato. "O produtor também precisa cumprir todas as normas do Código Florestal Brasileiro, ou seja, preservar 80% da sua propriedade na Amazônia, 35% no cerrado da Amazônia e 20% no cerrado, além de outras regras". De acordo com Busato, o objetivo é deixar para as futuras gerações "uma terra melhor" que aquela recebida por ele.



https://revistaoeste.com/agronegocio/qr-code-vai-mostrar-a-origem-do-algodao-nas-roupas/



Revista Oeste – Por Artur Piva – 07.10.2021

Quer ficar por dentro de tudo
que acontece no Portal Abrapa?

assine nossa newsletter