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Presidente da Abrapa participa de live com Dudu Bertholini, André Hidalgo e estilistas do line-up para falar do futuro da moda autoral brasileira

Com o objetivo de divulgar o 2º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores, o embaixador do concurso, stylist dos trabalhos finalistas e o diretor criativo do evento falaram sobre a experiência de nomes expoentes da semana de moda

16 de Setembro de 2021

O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Júlio Cézar Busato, se juntou ao embaixador do Desafio Dudu Bertholini, André Hidalgo, responsável pela Casa de Criadores, e aos estilistas Mateus Cardoso e Theo Alexandre, em uma live que aconteceu no dia 15/09, quarta-feira. O intuito era falar com estudantes de moda sobre o 2º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores e responder algumas perguntas dos universitários sobre o mundo fashion.


A live começou com André e Dudu tirando algumas dúvidas sobre o regulamento e dizendo que o objetivo é dar oportunidade para os estudantes de todo o Brasil mostrarem sua criatividade. Eles reforçaram que faltam apenas 30 dias para encerrar as inscrições, que prosseguem até o dia 15/10, e estar cursando moda ou design em qualquer faculdade do país.


Ao longo do concurso, serão selecionados até 20 trabalhos de cada região, que serão classificados para uma semifinal. Já para a final, serão dois representantes de cada região, em desfile presencial, na 50ª edição da Casa de Criadores, em maio de 2022, todos eles com os toques profissionais de Dudu, que também é o stylist dos trabalhos finalistas. O grande vencedor levará o prêmio de R$ 30 mil e entrará para o line-up oficial da Casa de Criadores, a partir da 51ª edição.


O presidente da Abrapa pontuou que o 2º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores é importante para estimular a criatividade dos estudantes, e tem a finalidade de incentivar a nova geração com o uso da fibra na cadeia da moda, mostrando como o algodão é um material versátil, moderno e arrojado, além de valorizar a transparência para os consumidores, transformando a moda do Brasil. “Nós temos dois grandes pilares no Movimento Sou de Algodão: o primeiro é a rastreabilidade, onde diz onde e por quem cada fardo dealgodão foi produzido e beneficiado. E temos o programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que é o programa de sustentabilidade mais completo a nível mundial. Ele é conhecido dessa forma, porque tem o pilar econômico, rentável para os produtores e para quem trabalha na cadeia, social, que cumpre 100% com a legislação trabalhista e normas de segurança do trabalho, e a parte ambiental que respeita 100% o código florestal brasileito. Estamos levando transparência e informação para as pessoas, já que 81% de toda a fibra tem o selo ABR que gera 38% de todo o algodão Better Cotton Initiative (BCI) do mundo”, diz Busato.


Por último, o presidente deixou uma mensagem de incentivo aos participantes. “Acreditem em vocês, se dediquem naquilo que vocês pensam e gostam. Nós olhamos a moda de outros países, mas temos muita coisa boa no nosso país, como os produtores de algodão, que têm a maior produtividade não irrigada do mundo. Que vençam os melhores e acreditem no algodão”.


O estilista Mateus falou sobre o poder transformador do Desafio na carreira de novos talentos. A partir da experiência própria, ele conta que conseguiu conciliar sua Tese de Conclusão de Curso, da faculdade, com o projeto do Desafio, ganhou a atenção da mídia especializada e, hoje, tem o próprio ateliê em São Paulo, tornando-se um nome emergente na moda. Já Theo, que ingressou no line-up por meio do projeto LAB, em que a Casa de Criadores seleciona novos talentos, falou sobre a descentralização da moda do eixo Rio- São Paulo, e sobre o valor regional da moda goiana.


Datas-chave do 2º Desafio Movimento Sou de Algodão + Casa de Criadores


- Inscrições: até 15/10/2021


- Seleção de semifinalistas: 29/10/2021


- Divulgação dos trabalhos finalistas: 24/12/2021


- Desfile presencial finalistas: mai/22


Sobre Sou de Algodão


É um movimento único no Brasil que nasceu em 2016 para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável. Para isso, a iniciativa une e valoriza os profissionais da cadeia do algodão, dialogando com o consumidor final com ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas. Outro propósito é informar e democratizar o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos, representando 38% de toda a produção mundial de algodão responsável.


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