O Movimento Sou de Algodão foi premiado em duas categorias da XIX Mostra de Comunicação Agro. A premiação, promovida pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA), foi anunciada nesta terça-feira (14).
A iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), que já conta com cerca de 700 marcas parceiras, foi contemplada com o Bronze nas categorias Projetos de conteúdo em qualquer plataforma de mídia e Filme ou campanha para TV, Cinema ou plataformas digitais.
O Sou de Algodão é um movimento único no Brasil, que nasceu em 2016 para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável. Para isso, une e valoriza os profissionais da cadeia do algodão, dialogando com o consumidor final com ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas. Outro Outro propósito é informar sobre o programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR), certificação socio-ambiental de 81% da produção de fibra brasileira nesta safra.
O conteúdo premiado é desenvolvido para facilitar a comunicação da cadeia produtiva com os consumidores brasileiros. Busca, principalmente, informar a população sobre a produção, características e atributos da fibra; incentivar o público e a indústria têxtil a valorizar o algodão na moda; e esclarecer as principais dúvidas sobre a certificação ABR. As estratégias de difusão incluem uso de mídias sociais, campanhas para compartilhamento pelas marcas parceiras, blog e relacionamento com a imprensa especializada em moda.
Já a categoria Filme ou campanha para TV, Cinema ou plataformas digitais premiou o terceiro manifesto do movimento Sou de Algodão, criado para incentivar o consumidor a valorizar a fibra brasileira e humanizar a cadeia produtiva e de moda, mostrando pessoas relacionadas com o algodão, desde a fazenda até o guarda roupa. O vídeo foi feito após desfile do Manifesto na Casa de Criadores - maior evento da moda autoral da América Latina – com pessoas comuns. Todas as roupas foram criadas por renomados estilistas brasileiros, em algodão, com briefing para o perfil de cada um dos 19 personagens selecionados por meio deinscrição: produtores, engenheira têxtil, profissionais de tecelagem, professora, costureira, empreendedores, formadores de opinião e etc. A produção conta com um vídeo principal, com texto manifesto de apoio, tagline e todas as pessoas, e a derivação das histórias de todos os personagens, em vídeos individuais, contando suas relações com a fibra. Assista: https://www.youtube.com/watch?v=8GIaan1_AZw
Mostra de Comunicação Agro ABMRA
A Mostra de Comunicação Agro ABMRA visa contribuir para o constante aprimoramento das técnicas e gestão da comunicação do agronegócio, através do reconhecimento de profissionais, empresas e instituições. O prêmio, realizado a cada dois anos, tem caráter nacional e contempla, em 12 categorias, peças, campanhas, programas e cases, desenvolvidos e divulgados no país.
Fundada em 1979, a ABMRA – Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio reúne Cooperativas, Indústrias Fornecedoras dos principais Insumos, Bens e Serviços, Veículos de Comunicação, Agências de Propaganda, Empresas de Pesquisa e Empresas de Consultoria especializadas no Agronegócio. Seu objetivo é fomentar o conhecimento e as boas-práticas no Marketing Agro, nas suas várias cadeias e segmentos do mercado, buscando um melhor entendimento do seu valor pela sociedade em geral.
Mais informações para a imprensa:
ascom@abrapa.com.br