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Governo e setor privado se unem para promover a imagem do agronegócio brasileiro no exterior

15 de Setembro de 2021

A Apex-Brasil lançou, nesta terça-feira (14), a segunda etapa do Programa de Imagem e Acesso a Mercados do Agronegócio Brasileiro (Pam Agro), resultado da parceria do governo brasileiro com o setor privado. A Abrapa e outras 14 entidades setoriais integram a iniciativa, que conta com o apoio institucional do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).



O objetivo do Pam Agro é qualificar a imagem do agronegócio brasileiro no exterior, posicionando o país como referência global na produção agropecuária sustentável e reforçando o papel do Brasil como potência agroambiental. Para isso, o programa prevê um esforço coordenado de comunicação que destaque a sustentabilidade, a segurança e a tecnologia dos processos produtivos e dos produtos brasileiros. Nesta etapa, que vai até 2023, o foco é o mercado europeu.



Durante o lançamento do programa, o presidente da Apex-Brasil, Augusto Pestana, destacou a necessidade do país intensificar e aprimorar o combate contra a desinformação, o desconhecimento, e as distorções sobre o agro brasileiro. "Vamos levar a verdade à opinião pública internacional, em especial a européia, tão influente no mundo, tão determinante de tendências e, infelizmente, tão afetada pelas campanhas desleais, motivadas por interesses políticos ou econômicos" disse Pestana.  "Com foco, exatidão e transparência, entraremos em campo como o que somos de fato: referência no desenvolvimento sustentável, que assegura o fundamental equilíbrio entre os pilares econômico, social e ambiental, na agricultura de baixo carbono, nas energias limpas e renováveis", pontuou.



Na avaliação do ministro das Relações Exteriores, Carlos França, o Brasil é um dos poucos países do mundo com capacidade para responder, simultaneamente, aos desafios globais de segurança alimentar e sustentabilidade ambiental. "Nunca foi tão importante transmitir essa mensagem a parceiros comerciais e aos mercados de destino de nossos produtos", afirmou, lembrando que o agro respondeu por 48% do total de exportações brasileiras em 2020.



De acordo com o chanceler, o Itamaraty prestará todo o apoio necessário à organização de eventos, mapeamento de stakeholders locais, realização de pesquisas, divulgação de conteúdos e elaboração de mensagens-chave para o público estrangeiro. "É fundamental transmitir uma mensagem comum em resposta às principais preocupações suscitadas pelo público importador e pelo consumidor estrangeiro", ressaltou França.



Já o ministro interino da Agricultura, Marcos Montes, falou sobre a importância da união entre governo e setor privado para impulsionar a imagem do agro brasileiro no mercado externo e sugeriu a articulação também com parlamentares. "Nosso produto é o melhor do mundo, o mais sustentável, mas precisamos saber vender", ponderou. "Somos os maiores exportadores, o futuro em garantir alimento. Nossos produtores são capazes, nossa tecnologia tem potencial. Se ainda agregarmos a venda dos produtos, ninguém irá segurar o Brasil", afirmou.



O PAM Agro conta com a participação da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG); Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA); Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC); Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE); Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA); Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS); Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (ABRAPA); Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (APROBIO); Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA); Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR); Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA); CropLife Brasil (CROPLIFE); Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB); e União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA). Durante o lançamento do Programa, foi anunciada a adesão da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).


"Nós, agricultores brasileiros, queremos mostrar quem somos, o que pensamos e aquilo que fazemos", afirmou o presidente da Abrapa, Júlio Cézar Busato, em vídeo transmitido durante a cerimônia. "A Apex tem as condições de levar essa informação para os consumidores. Tenho certeza que o Pam Agro nos trará bons frutos", completou. O diretor-executivo, Mário Portocarrero, representou a entidade presencialmente. A Abrapa também atua em parceria com a Apex no programa Cotton Brazil, voltado à promoção do algodão brasileiro no mercado asiático.





Mais informações para a imprensa:


ascom@abrapa.com.br

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