O "cotton Brazil" foi lançado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), com apoio da Apex-Brasil e da Associação Nacional de Exportadores do Algodão do Brasil (Anea). Exatamente 20 anos atrás o algodão tinha sido destruído pela incompetência da gestão dos elos da cadeia produtiva do algodão. Hoje somos o maior exportador mundial de algodão responsável, dentro da sustentabilidade.
Fizemos um salto de qualidade. O setor não se contentou em fazer bem feito somente no dentro da porteira. Envolveu a ciência que antecede a lavoura e incluiu o setor industrial dos têxteis. Inovação com código de barras, fazendas de origem, certificação. E um salto importante de comunicação. Diálogo com estilistas, varejistas, empresários da indústria, produtores e consumidores finais.
Sou algodão. E agora lá na Ásia, um competente executivo brasileiro, Marcelo Duarte, representa as ações de marketing perante os clientes internacionais. De São Paulo Fashion Week, à família de produtores rurais, esta cadeia produtiva é show nas passarelas da modernidade.
Renasceu da destruição e exemplifica o que temos que fazer em todas as demais cadeias produtivas ao invés de ficarmos brigando entre os elos do antes, dentro e pós-porteira ou falando mal da sociedade e de clientes e consumidores. Agora qual o segredo do algodão? Simples. Onde têm líderes de qualidade podemos observar a qualidade da prosperidade.
Em 20 anos, do segundo maior importador mundial de algodão viramos o 2º maior exportador mundial e com sustentabilidade. Exatamente fazendo o que o cliente quer e, unidos, toda a cadeia produtiva.
Parabéns líderes, Arlindo Moura, Milton Garbugio, novo presidente Júlio Busato, vice-presidente Alexandre Schenkel da Abrapa. E sucesso Marcelo, aí na Ásia. Líderes de qualidade revelam a qualidade da prosperidade.
Parabéns algodão do Brasil! Ai não tem besteira, tem liderança guerreira.
José Luiz Tejon para a Jovem Pan.
Confira na página da Jovem Pan: https://blog.jovempan.com.br/cabecadelider/tejon/algodao-faz-aquilo-que-o-brasil-precisa-fazer-governanca-e-marketing/