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Sou de Algodão brilha na SPFW N46, em parceria com João Pimenta

23 de Outubro de 2018

O Sou de Algodão, movimento desenvolvido pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), com diversas ações para incentivar o uso da fibra na indústria têxtil do país, participou novamente do São Paulo Fashion Week. Esta edição foi sua primeira parceria com João Pimenta, com patrocínio do Projeto Estufa, iniciativa do SPFW para apresentar novas formas de criar, distribuir e produzir moda, o qual o estilista representa.


Para o desfile feminino, que aconteceu no dia 22 de outubro, João Pimenta fez uma imersão no universo do movimento e criou uma coleção inteiramente feita de algodão, com uma fibra só, o que representou um desafio para o estilista que costuma trabalhar com muitos fios. "Quis quebrar também um tabu, porque as mulheres brasileiras não consomem muito algodão, a não ser na camisa, no jeans, elas ainda acham que demora a secar, que amassa. Toda fibra natural amassa, vide o tafetá de seda e o linho'', conta Pimenta.


Em seu processo criativo, o estilista fez uma visita à Fazenda Pamplona, em Cristalina/GO, para conhecer pessoalmente todo o processo de produção do algodão sustentável e outra para a Bordana, cooperativa que tem um trabalho de inclusão socioeconômica de mulheres através do bordado e da cultura do cerrado goiano.


Para o desfile na 46ª edição da semana de moda nacional, o movimento trouxe 10 marcas parceiras para colaborações, que forneceram desde os bordados e fios até os tecidos usados na coleção. Bordana, Canatiba, Cataguases, Cedro Têxtil, ITM Têxtil, Norfil, Santanense, Trecê Brasil, Urbano Têxtil e Vicunha estarão na passarela em criações inéditas assinadas por João Pimenta.


"Estar mais uma vez na São Paulo Fashion Week tem uma importância, inclusive simbólica, para o Sou de Algodão. Primeiro, porque foi nesse evento, o maior da moda no país, que nosso movimento estreou, mostrando aos players brasileiros e ao público participante que a moda pode ser, sim, mais natural e sustentável, sem perder em estilo e criatividade. Nesse retorno ao SPFW, estamos com parceria com o estilista João Pimenta, que não somente abraçou o movimento, como produziu uma coleção 100% algodão. Ele teve oportunidade de conhecer o modelo de produção da matéria-prima numa fazenda; de ver a colheita e o beneficiamento de perto e isso, com certeza, foi não só uma fonte de inspiração, como um diferencial, na medida em que ele pôde conhecer a dinâmica logística do processo, e, assim, criar dentro de parâmetros factíveis. A coleção sai pelo Selo Estufa e está linda. O fato de ser voltada para mulheres também é significativo, pois mostra para esse segmento, um dos que menos consome a fibra natural, que o algodão vai além do casual e despojado e pode ser também luxuoso. Essa versatilidade faz toda a diferença", comemora Arlindo Moura, presidente da Abrapa.


"Participar do movimento Sou de Algodão me fez sentir uma grande evolução como pessoa e como profissional, a união que faz a força, faz todo o sentido dentro desse projeto. Estou muito feliz e agradecido a todas as marcas que fazem parte do movimento tão importante para a moda e para o nosso país. Viva a natureza brasileira", festeja João Pimenta.


Sobre o "Sou de Algodão"


"Sou de Algodão" é um movimento que incentiva o uso desta fibra natural, essencial na moda e no bem-estar do brasileiro, e tem como objetivo conscientizar o consumidor final sobre os benefícios da matéria-prima e as práticas responsáveis da cotonicultura. É uma iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).


As ativações do movimento contemplam engajamento de influenciadores que conversam tanto com a cadeia produtiva quanto com o consumidor, como estilistas, personal stylists, representantes de marcas que ditam a moda, empresários e blogueiras. Também são realizadas ações de engajamento nas redes sociais, plataformas digitais e um portal de conteúdo sobre o uso do algodão na indústria da moda (http://soudealgodao.com.br/), além de parcerias com marcas, iniciativas com instituições de formação em moda e apoios.

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