Voltar

Defensivos Agrícolas

19 de Setembro de 2017

A terça-feira (19/09) de trabalhos de articulação em defesa da cotonicultura e do agro em Brasília terminou com uma audiência com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, da qual também participaram os deputados federais Celso Nishimori e Nilson Leitão, e, pela Abrapa, o presidente Arlindo Moura, os conselheiros consultivos e ex-presidentes da entidade, Gilson Pinesso e Sérgio De Marco, que também é ex-assessor especial do MAPA, o presidente da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Alexandre Schenkel, o vice-presidente da Ampa, Eraí Maggi, e o diretor executivo da Abrapa, Marcio Portocarrero. Também estiveram presentes representantes do Sindiveg, Andef, Anda e CCAB.


Na ocasião o deputado Luiz Nishimori (PR/PR) apresentou ao ministro a proposta de substitutivo do projeto 6299/02 da Comissão Especial dos Defensivos Fitossanitários. O parlamentar é relator da Comissão e Coordenador de Relações Internacionais da FPA. A proposta apresentada, de acordo com o diretor executivo da Abrapa, Marcio Portocarrero, foi amplamente discutida por um grupo de trabalho composto por representantes da indústria e do setor produtivo, tendo sido apresentada e discutida na   Câmara Temática de Insumos Agropecuários (CTIA), do Mapa, que é coordenada pela Abrapa.


Com o PL em mãos, o ministro poderá argumentar com os demais órgãos envolvidos no registro de defensivos – Anvisa e Ibama – em favor das mudanças propostas no sistema. A expectativa é de que o relator conclua o trabalho em, no máximo, 30 dias.


Ao mesmo tempo, ficou acordado entre os presentes que a Medida Provisória que propõe a adoção da metodologia de análise de risco para o registro de defensivos e que, atualmente, encontra-se na Casa Civil, será encaminhada imediatamente para o Congresso Nacional, visando a institui-la imediatamente, enquanto o Projeto de Lei tramita pelas comissões, na Câmara dos Deputados e no Senado.

Quer ficar por dentro de tudo
que acontece no Portal Abrapa?

assine nossa newsletter