Projeto da Amipa conquista prêmio agrícola na DroneShow
Uma novidade no combate de lagartas que atacam o algodoeiro e outras culturas agrícolas, o Dispenser para lançamento aéreo de ovos de Trichogramma foi o grande vencedor do prêmio na Categoria Agricultura da DroneShow Latin America, principal feira de drones do País, realizada em maio, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. O projeto é da Associação Mineira dos Produtores de Algodão (Amipa), desenvolvido pela empresa XFLY Brasil.
O Dispenser da Amipa, projetado sob encomenda à XFLY Brasil, é um equipamento que funciona acoplado a um drone e é, igualmente, controlado à distância para, de forma dosada, lançar sobre as lavouras os ovos do parasitoide Trichogramma. A utilização de drones com os dispensers agilizam e otimizam o processo no combate a pragas do algodoeiro e demais culturas.
A Amipa estuda os diferentes manejos de introdução de macoorganismos para o controle biológico de pragas nas lavouras comerciais. Este projeto conta com a parceria do IBA – Instituto Brasileiro do Algodão e Proalminas – Programa Mineiro de Apoio à Cultura do Algodão.
A Trichogramma Pretiosum é uma microvespa utilizada no controle biológico de Lepidópteros, espécies de lagartas que atacam o algodoeiro e demais lavouras da agricultura. Ao serem lançados nas lavouras, os ovos parasitados com a microvespa Trichogramma potencializam o controle biológico natural, parasitando ovos de mariposas e impedindo a eclosão de novas lagartas pragas das lavouras.
DroneShow - A DroneShow Latin America, que neste ano chegou à sua terceira edição, visa reconhecer os melhores profissionais, empresas e projetos por meio do Prêmio Drone Show 2017. Com o Dispenser para lançamento aéreo de ovos de Tichogramma, a Amipa e a XFLY conquistou um dos três prêmios na categoria Agricultura.
A DroneShow Latin America está entre os mais importantes eventos geoespaciais na América Latina que tradicionalmente reúnem pesquisadores, especialistas, usuários, estudantes e tomadores de decisão na feira de tecnologias geoespaciais e também nos cursos e seminários.
Em 2017, a feira recebeu cerca de 3.100 participantes que visitaram os estandes de 40 expositores e 70 marcas. E a recém-lançada regulamentação da ANAC para uso de drones com fins comerciais foi o grande tema de destaque positivo dessa edição do evento.